A leucoplasia oral pilosa é muito comum em todos os estágio...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: E - o vírus Epstein-Barr.
A leucoplasia oral pilosa é uma condição bucal que se manifesta como placas brancas, geralmente nas bordas laterais da língua. É particularmente associada à infecção pelo vírus Epstein-Barr (EBV), especialmente em indivíduos imunocomprometidos, como aqueles infectados pelo HIV. O EBV é um membro da família dos herpesvírus e é o agente etiológico responsável por essa condição.
Alternativas incorretas:
A - Candida albicans: Esta é uma levedura que pode causar candidíase oral, uma condição diferente da leucoplasia oral pilosa. A candidíase se manifesta como placas brancas removíveis na mucosa bucal, enquanto a leucoplasia oral pilosa não é removível e tem uma aparência mais distinta.
B - Citomegalovírus: Embora também seja um membro da família dos herpesvírus e possa estar presente em infecções oportunistas em pacientes com HIV, o Citomegalovírus não está associado à leucoplasia oral pilosa.
C - Herpes vírus tipo 8: Este vírus está associado ao sarcoma de Kaposi, uma neoplasia frequentemente encontrada em pacientes com HIV, mas não à leucoplasia oral pilosa.
D - Candida glabrata: Assim como a Candida albicans, a Candida glabrata é uma levedura que pode causar infecções fúngicas na cavidade oral, mas não está relacionada à etiologia da leucoplasia oral pilosa.
Compreender a associação entre o vírus Epstein-Barr e a leucoplasia oral pilosa é fundamental para identificar corretamente esta condição odontológica e diferenciá-la de outras lesões brancas que podem ocorrer na boca.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Virus EBSTEIN-BARR é da familia dos HERPES virus.
Causa: MONONUCLEOSE INFECCIOSA (doença do beijo)
Petequias no palato
LEUCOPLASIA PILOSA
Lesão Branca não descamável na borda lateral de lingua
Imunossuprimidos
LETRA E
Embora o Epstein-Barr Vírus (EBV) esteja associado a diversas formas de linfomas em pacientes infectados pelo HIV, a lesão mais comum associada ao EBV nos pacientes com AIDS é a Leucoplasia pilosa oral (LPO). A presença de LPO em pacientes infectados pelo HIV é um sinal de imunossupressão grave e doença avançada.
Neville. Patologia oral & maxilofacial. 2016.
e
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo