Com relação à central de material e esterilização (CME) e ao...
Os produtos para a saúde utilizados na assistência ventilatória e inalatória devem ser submetidos à desinfecção por métodos de imersão química líquida que utilizam saneantes à base de aldeídos.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (11)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GRUPO DOS ALDEÍDOS: EX.: GLUTARALDEIDO 2%
A TOXIDADE PODE CAUSAR IRRITAÇÃO NA GARGANTA, OLHOS E ETC. SÃO UTILIZADOS PARA A DESINFECÇÃO DE ALTO NÍVEL , PORÉM PODEM CAUSAR PROCESSOS ALÉRGICOS, DE ALTERAÇÃO DOS PADRÃO RESPIRATÓRIO.POR ESSE MOTIVO NÃO SÃO UTILIZADOS
RDC nº 15 de 2012 afirma em seu art. 13: Produtos para saúde utilizados na assistência ventilatória e inaloterapia NÃO PODERÃO ser submetidos à desinfecção por métodos de imersão químiza usando saneantes a base de ALDEÍDOS.
Esses compostos químicos a base de aldeído (formaldeido, ortoftaldeído e glutaraldeído) são altamente cancerígenos e tóxicos, principalmente por serem voláteis e absorvidos por via inalatória. Anvisa não gosta muito desses desinfectantes.
O item apresentado está incorreto. Os produtos para a saúde utilizados na assistência ventilatória e inalatória não devem ser submetidos à desinfecção por métodos de imersão química líquida que utilizam saneantes à base de aldeídos.
Os aldeídos são substâncias químicas, como o formaldeído e o glutaraldeído, que são utilizadas como agentes esterilizantes, e não como desinfetantes. A esterilização por aldeídos geralmente envolve a imersão dos produtos em soluções químicas por um período prolongado para garantir a completa eliminação dos microorganismos.
No entanto, para a desinfecção de produtos utilizados na assistência ventilatória e inalatória, métodos diferentes são empregados. A desinfecção desses produtos geralmente é realizada por meio de métodos físicos, como o uso de calor úmido (autoclave) ou esterilização por óxido de etileno. Esses métodos são mais adequados para a desinfecção de dispositivos médicos complexos, como tubos e máscaras utilizados em ventilação e inalação.
É importante seguir as diretrizes e recomendações das autoridades sanitárias e das instituições de saúde em relação à desinfecção e esterilização de produtos para a saúde, garantindo assim a segurança dos pacientes e dos profissionais envolvidos no processo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo