Os contratos administrativos de concessão, são contratos di...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (7)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O Contrato de Gestão é uma espécie de contrato administrativo, assim como o contrato de concessão.
Segundo Márcio Fernando Elias Rosa (Direito Administrativo , 9ª edição, Ed. Saraiva, p.146),
"Contrato de Gestão é o Contrato Administrativo pelo qual o Poder Público (contratante) instrumentaliza parceria com o contratado (entidade privada ou da Administração Pública indireta), constituindo autêntico acordo operacional, mediante o qual o contratante passa a ser destinatário de benefícios previstos em lei. Tal modalidade de contrato administrativo é meio de ampliação da autonomia gerencial, orçamentária e financeira dos órgãos e entidades da Administração direta e indireta, nos termos do artigo 37, 8º CF."
-----------------------------------------
Lei 9.987
Art. 2o Para os fins do disposto nesta Lei, considera-se:
II - concessão de serviço público: a delegação de sua prestação, feita pelo poder concedente, mediante licitação, na modalidade de concorrência, à pessoa jurídica ou consórcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado;
GABARITO A
SÃO MODALIDADES/ESPÉCIES DE CONCESSÂO
a) CONCESSÃO DE SERVIÇO PÚBLICO, em sua forma tradicional, disciplinada pela Lei nº 8.987 /95; a remuneração básica decorre de tarifa paga pelo usuário ou outra forma de remuneração decorrente da própria exploração do serviço;
b) CONCESSÃO PATROCINADA, que constitui modalidade de concessão de serviço público, instituída pela Lei nº 11 079/04, como forma de parceria
público-privada; nela se conjugam a tarifa paga pelos usuários e a contraprestação pecuniária do concedente (parceiro público) ao
concessionário (parceiro privado) ;
c) CONCESSÃO ADMINISTRATIVA, que tem por objeto a prestação de serviço de que a Administração Pública seja a usuária direta ou indireta, podendo envolver a execução de obra ou fornecimento e instalação de bens; está disciplinada também pela Lei nº 11 079/04; nessa modalidade, a remuneração básica é constituída por contraprestação feita pelo parceiro público ao parceiro privado;
d) CONCESSÃO DE OBRA PÚBLICA, nas modalidades disciplinadas pela Lei nº 8.987 /95 ou pela Lei nº 1 1 .079/04;
e) CONCESSÃO DE USO DE BEM PÚBLICO, com ou sem exploração do bem, disciplinada por legislação esparsa.
CONTRATO DE GESTÃO
O contrato de gestão tem sido utilizado como forma de ajuste entre, de um lado, a Administração Pública Direta e, de outro, entidades da Administração Indireta ou entidades privadas que atuam paralelamente ao Estado e que poderiam ser enquadradas, por suas características, como entidades paraestatais.
O objetivo do contrato é o de estabelecer determinadas metas a serem alcançadas pela entidade em troca de algum benefício outorgado pelo Poder Público. O contrato é estabelecido por tempo determinado, ficando a entidade sujeita a controle de resultado para verificação do cumprimento das metas estabelecidas.
CURIOSIDADE: Os primeiros contratos desse tipo foram celebrados com a Companhia Vale do
Rio Doce - CVRD (antes de sua privatização) , a Petróleo Brasileiro S .A. - Petrobras
(ambos com base no Decreto nQ 1 3 7, de 27-5-91, que instituiu o Programa
de Gestão das Empresas Estatais) e com o Serviço Social Autônomo Associação
das Pioneiras Sociais.
GALERA, TIREI TODO O CONTEÚDO DO MATERIAL DA DI PIETRO! Bons Estudos!
" Se tem um sonho...,treine sua mente para protegê-lo "
O contrato de gestão é aplicado às Agencias executivas, que são autarquias ou fundações com dificuldades de funcionamento, tendo cumprido os requisitos de possuir plano estratégico de recuperação, celebrando o contrato de gestão com o ministerio ao que é supervisionado.
Emerson Oliveira, a lei em destaque é a 8.987/95!
Essa questão é excelente para abordamos um tema que se interliga, mas ao mesmo tempo deve-se separar o joio do trigo. Concessão, permissão e autorização de serviços públicos x Formas de utilização dos bens públicos.
Concessão, permissão e autorização de serviços públicos: 1-Concessão de SP - contrato, pessoa jurídica somente, prazo determinado; 2-Permissão de serviços públicos- contratos de adesão, precário, pessoa jurídica e/ou pessoa física ;3-Autorização- ato administrativo, precário pessoa jurídica e/ou física.
Agora vou apresentar um pequeno esquema que explica as formas de utilização dos bens públicos que tem nomenclatura bastante parecida.
Formas de utilização dos bens públicos: NÃO CONFUNDIR COM CONCESSÃO, PERMISSÃO E AUTORIZAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS.
Autorização de uso do bem público: é um ato administrativo discricionário, precário e, como regra, sem prazo de duração definido. Não há licitação prévia à autorização de uso de bem público. Predomínio do interesse do particular na utilização do bem público.
Permissão de uso de bem público: ato administrativo discricionário, precário e, em regra, sem prazo de duração. Discute-se na doutrina se é devida a realização de licitação prévia à permissão, tendo em vista se tratar de um ato administrativo e não de um contrato. Os autores entendem que, em face da redação do artigo 31 da lei 9074/1995, é exigível sim a realização de licitação prévia. Há maior parcela de interesse público envolvido na utilização do bem do que se dá na autorização e, por isso mesmo, com a edição do ato de permissão torna-se obrigatória ao particular a utilização do bem, obrigatoriedade esta que não se observa na autorização.
Concessão de uso de bem público: contrato administrativo, precedido de licitação. A concessão é feita por prazo determinado e só admite rescisão nas hipóteses previstas em lei. A utilização do bem pelo particular após a concessão é obrigatória.
Obs.: Veja que a única hipótese de contrato nas formas de utilização de bens públicos é a concessão!
Concessão de direito real de uso: é o contrato pelo qual a Administração transfere o uso remunerado ou gratuito de terreno público a particular, como direito real resolúvel, para que dele se utilize para fins específicos de urbanização, industrialização, edificação, cultivou qualquer outra exploração de interesse social.
Cessão de uso é o instituto do direito administrativo mediante o qual o Poder Público consente que um órgão da mesma pessoa jurídica ou mesmo uma pessoa física ou jurídica distinta use, em regra gratuitamente, determinado bem público.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo