Baseado no trecho a seguir, responda as questão.“O exótico ...
“O exótico é sempre o estrangeiro e que nosso hábito mentalcultural, para não dizer senso comum, tenta sempre trazer para dentro daquilo que já conhecemos. Eis o malefício que o princípio de identidade – esta mania de redução do estranho ao comum – causa em nosso próprio processo de conhecimento. Seu resultado é uma traição: ele nos afasta do outro, quando promete aproximar." (l. 24 a 30)
O princípio de “Identidade", nesse contexto, refere-se à ação de
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Marquei letra C... alguém pode me ajudar?
Sem querer ser conclusivo, mas, acho que quando a banca diz "baseado no trecho a seguir", ela quer exatamente o que está expresso no texto. Daí quando diz que "o princípio de 'identidade', nesse contexto, refere-se à ação de", ela quer exatamente o que foi dito no texto no seguinte trecho: "o princípio de identidade – esta mania de redução do estranho ao comum -". Logo, considerando que analogia é a "relação de semelhança entre .objetos diferentes", quando se reduz o estranho ao comum, esta-se exatamente tratando de forma análoga, semelhante aquilo que desconhecemos ao atribuirmo-lhes o conhecimento que já detemos anteriormente.
"analogia", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/DLPO/analogia [consultado em 23-01-2016].
No excerto diz: tenta sempre trazer para dentro daquilo que já conhecemos, ou seja, fazer analogia à alguma coisa que já existe.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo