Após os raios X serem produzidos, eles precisam atravessar u...
Após os raios X serem produzidos, eles precisam atravessar uma série de barreiras antes de chegarem ao paciente para então atingir o chassi com o filme. Ao atravessar essas barreiras, que não podem ser alteradas pelo operador, o feixe de raios X
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A filtração do feixe de Raios X é um processo importante do ponto de vista da Proteção Radiológica ao reduzir a dose no paciente.
Primeiramente vamos falar sobre o filtro utilizado no radiodiagnóstico. Eu costumo fazer uma comparação do filtro com uma peneira, pois o filtro faz uma seleção dos Raios X que podem passar, como se fosse uma peneira selecionado o tamanho do grão que irá passar pelos seus buracos.
O filtro tem função de absorver as radiações de baixa energia que não contribuem para a formação da imagem, e depositam uma dose na superfície da pele do paciente.
O filtro atenua as radiações de intensidade mais altas no radiodiagnóstico são utilizados filtros de alumínio.
No processo filtração temos:
- Filtração inerente
- Filtração adicional
- Filtração total
A filtração inerente:Aquela inevitável, ou seja, ocorre quando o feixe de Raios X produzido passa pelo vidro da ampola, pelo óleo refrigerante do tubo e pela janela da cúpula, essa filtração tem sua equivalência em 1,5 mm de Pb.
Um ponto importante sobre a filtração inerente é que ela tende a aumentar com o decorrer do tempo, pois o tungstênio do alvo e do filamento se vaporiza e pela ação da gravidade se deposita na janela do tubo, criando uma camada adicional na janela.
A filtração adicional: Aquela que tem a função de absorver os raios X de baixa energia, que não contribuem para a formação da imagem radiográfica e simplesmente depositam uma dose maior no paciente. O uso dos filtros também tem como resultado o aumento da energia média do feixe afetando a quantidade de Raios X, pois atenua uma parte do feixe.
A filtração total :Somatório da filtração inerente e a filtração adicional
Filtros compensadores: Esses filtros tem a função de produzir uma imagem uniforme, são utilizados para radiografar partes do corpo que possuem variação em sua espessura ou na composição do tecido. Alguns exemplos dos filtros compensadores são: filtros em cunha bilateral, bowtie, filtros em cone, etc.
Fonte:https://academiaderadiologia.com/filtracao-do-feixe-de-raios-x/
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo