A necessidade, LEGAL de se inserir a Higiene Bucal e Corpora...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1623826 Pedagogia
A necessidade, LEGAL de se inserir a Higiene Bucal e Corporal, nos currículos da Educação Nacional afirma-se em qual fragmento abaixo.
Disponível em: https://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/CON1988_05.10.1988/art_196_.asp
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a A, que destaca que "A saúde é direito de todos e dever do estado garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doenças e de outros agravos ao acesso universal igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação." Isso está em consonância com o princípio da integralidade da assistência, inscrito na Constituição Federal de 1988, no seu artigo 196. Essa norma legal é um fundamento para que as escolas, como instituições educacionais integradas à comunidade, incluam em seus currículos a promoção da saúde, como a higiene bucal e corporal.

No contexto da questão, aborda-se a importância do ensino da higiene pessoal como um dos fatores necessários para a promoção da saúde. A inserção da higiene bucal e corporal nos currículos escolares é uma maneira de aplicar as políticas públicas de saúde no ambiente educativo, previstas na Constituição Federal, e contribuir para a formação integral dos estudantes.

A resposta correta destaca a responsabilidade do Estado em promover políticas que visem à saúde de todos, o que justifica a inclusão de práticas de higiene na educação como parte de tais políticas. Além disso, ao garantir a saúde dos estudantes por meio da educação, o Estado cumpre com o seu papel de promover o acesso igualitário às ações e serviços de saúde, começando desde os primeiros anos da educação infantil.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: A

“A saúde é direito de todos e dever do estado garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doenças e de outros agravos ao acesso universal igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. ”

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo