O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Co...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1674755 Direito Sanitário
A Lei no 8.080/1990 estabelece, no artigo 12 do respectivo capítulo III, “Da Organização, da Direção e da Gestão”, a criação de comissões intersetoriais de âmbito nacional, subordinadas ao Conselho Nacional de Saúde (CNS), integradas pelos ministérios e órgãos competentes e por entidades representativas da sociedade civil. Com objetivo de ampliar a participação social, o CNS conta com 18 comissões intersetoriais, que acompanham e fiscalizam as ações e serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil.

Acerca do exposto, julgue os itens a seguir. 
O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) têm autonomia para aprovar regulamentos próprios de compras de bens e serviços, bem como de contratação de pessoal.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema Jurídico Abordado:

A questão trata sobre a autonomia do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) em relação à aprovação de regulamentos próprios para compras e contratação de pessoal, conforme estabelecido na Lei nº 8.080/1990.

Legislação Aplicável:

A Lei nº 8.080/1990, conhecida como Lei Orgânica da Saúde, regula as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, além da organização e do funcionamento dos serviços correspondentes.

Tema Central da Questão:

A questão central é a autonomia administrativa que os conselhos de secretários estaduais e municipais de saúde possuem para gerenciar suas atividades, incluindo a elaboração de regulamentos próprios para compras e contratações, sem ingerência direta do Ministério da Saúde.

Exemplo Prático:

Suponha que o Conass deseja comprar novos equipamentos de saúde para os estados. Com base na autonomia garantida pela legislação, ele pode estabelecer regulamentos específicos para essa compra, garantindo que atenda às necessidades locais sem depender de um regulamento federal único.

Justificativa da Alternativa Correta (C - Certo):

A alternativa considera correto afirmar que o Conass e o Conasems têm autonomia para aprovar regulamentos próprios. Essa autonomia é fundamental para responder rapidamente às necessidades específicas de estados e municípios, assegurando a eficiência dos serviços prestados pelo SUS.

Considerações Finais:

Ao analisar questões desse tipo, é importante lembrar que a legislação brasileira prevê a descentralização e a participação dos entes federados na gestão do SUS. Isso implica em uma autonomia relativa para que estados e municípios possam se organizar conforme suas realidades e necessidades locais.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Art. 14-B.

§ 1 O Conass e o Conasems receberão recursos do orçamento geral da União por meio do Fundo Nacional de Saúde, para auxiliar no custeio de suas despesas institucionais, podendo ainda celebrar convênios com a União.  

Certo.

certo

são instâncias que tem autonomia, afinal são compostos pelas secretarias e secretários de saúde. Seria estranho ficar dependente de alguém autorizar. Pelo que pesquisei esses conselhos são entidades (confirmem isso, aqui nos comentários, obrigada!) e não órgãos, sendo assim, com autonomia.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo