A Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB) tem sido construí...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1674757 Direito Sanitário
A Lei no 8.080/1990 estabelece, no artigo 12 do respectivo capítulo III, “Da Organização, da Direção e da Gestão”, a criação de comissões intersetoriais de âmbito nacional, subordinadas ao Conselho Nacional de Saúde (CNS), integradas pelos ministérios e órgãos competentes e por entidades representativas da sociedade civil. Com objetivo de ampliar a participação social, o CNS conta com 18 comissões intersetoriais, que acompanham e fiscalizam as ações e serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil.

Acerca do exposto, julgue os itens a seguir. 
A Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB) tem sido construída há muitas décadas por diversos setores da sociedade, como gestores, movimentos sociais, professores e estudantes de saúde coletiva, inexistindo participação do Conass e Conasems nesse processo.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ERRADO

  • se há participação de gestores, provavelmente o conass e conasems estão envolvidos
  • Conass: Conselho Nacional de Secretários de Saúde
  • Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde – CONASEMS 

A participação do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) tem sido fundamental no processo de construção da Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB). Essas entidades representam os gestores estaduais e municipais de saúde, respectivamente, e desempenham um papel importante na formulação e implementação de políticas de saúde bucal no Brasil.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo