Soares (2020) argumenta que o texto é o eixo central das ati...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2170625 Pedagogia
Soares (2020) argumenta que o texto é o eixo central das atividades de letramento e da aprendizagem do sistema de escrita alfabética. Com base nesse argumento, a professora de uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental realizou uma sequência didática envolvendo uma parlenda. Ela iniciou a aula indagando os alunos a respeito do significado de parlenda e se alguém já conhecia alguma. Na sequência, a professora apresentou um vídeo com apresentações cantadas de diversas parlendas e convidou as crianças a elegerem as quatro mais conhecidas por elas, listando no quadro o título das parlendas. Depois de selecionar as parlendas com as crianças, realizou um trabalho de leitura de ajuste com cada texto, buscando promover a reflexão sobre a formação das palavras, chamando a atenção das crianças para o fato de que, entre uma palavra e outra existe um espaço que as separa. A aula seguiu com as intervenções e propostas de atividades em grupo e individuais, envolvendo a confecção de cartazes e texto fatiado.
SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.

Em relação às ações executadas pela professora, mencionadas no exemplo supracitado, pode-se afirmar que:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B

A questão aborda um aspecto fundamental da educação infantil e do primeiro ano do ensino fundamental: o letramento e o processo de alfabetização. O enunciado menciona o uso de parlendas em uma sequência didática, evidenciando práticas voltadas para a compreensão e a análise linguística e semiótica das palavras e do texto. O trabalho com parlendas é relevante uma vez que esse gênero textual, além de fazer parte do repertório cultural infantil, favorece o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita.

A leitura de ajuste mencionada na alternativa correta refere-se ao trabalho cuidadoso de leitura compartilhada entre professor e alunos, onde o educador guia os estudantes no processo de decifração das palavras e frases, promovendo a reflexão sobre a língua. Isso inclui práticas como a identificação de espaços entre palavras, a decodificação de letras e sons, e a segmentação de palavras. Essas práticas são fundamentais para o desenvolvimento da fluência de leitura e da formação de leitor, além de contribuírem para a análise linguística e semiótica do texto.

A alternativa B está correta porque reconhece a adequação da sequência didática conduzida pela professora, que está alinhada com as práticas recomendadas para a alfabetização. Ela engaja as crianças em atividades de leitura e escrita que são desafiadoras e significativas, promovendo a compreensão e a interpretação do texto. Além disso, ao envolver os alunos em atividades grupais e individuais, como a confecção de cartazes e o trabalho com texto fatiado, a professora está ampliando a experiência dos alunos com a leitura e a escrita, proporcionando-lhes também oportunidades de desenvolver a oralidade e a colaboração. Essas ações são essenciais para que as crianças construam conhecimentos sobre a língua escrita e desenvolvam suas habilidades de leitura e escrita de forma integrada e significativa.

Assim, a alternativa B destaca a importância de se trabalhar com textos integrais desde o início da alfabetização, oposto à ideia de que essa prática só deve ocorrer mais tarde. Este é um aspecto fundamental para os concursos na área da Pedagogia, pois reflete uma concepção contemporânea de alfabetização, que valoriza o contato das crianças com a língua escrita em seus usos sociais reais desde cedo.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo