Estrutura organizacional é a forma pela qual as atividades ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: IDECAN Órgão: UNIVASF Prova: IDECAN - 2019 - UNIVASF - Administrador |
Q1089284 Administração Geral
Estrutura organizacional é a forma pela qual as atividades desenvolvidas por uma organização são divididas, organizadas e coordenadas. Neste contexto, assinale a alternativa que indica o tipo de estrutura organizacional que apresenta como vantagens a contratação de serviços somente quando necessário, baixos custos administrativos e possuir dois ou três níveis hierárquicos.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A Estrutura em Rede pode ser visualizada como uma empresa que organiza eventos temporários. Para isso, ela monta equipes especializadas para cada ocasião, como som, iluminação, alimentação e outros serviços necessários.

Essa estrutura se caracteriza por formar "Redes" ou estabelecer parcerias temporárias, atuando somente pelo tempo necessário para concluir um determinado projeto ou evento.

É uma estrutura considerada orgânica devido à sua flexibilidade, adequada a cenários que estão em constante mudança. Além disso, é uma opção mais econômica porque os serviços são contratados apenas quando há necessidade, sem a criação de vínculos permanentes.

Gabarito: Letra B - Estrutura em redes.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab.: Alternativa B

6) Estrutura em REDE:

As estruturas modernas, redes (networks) ou teias são MUTÁVEIS, ÁGEIS e FLEXÍVEIS, podendo ser tanto definitivas (permanentes) quanto transitórias. Cria uma nova forma de organização através de contratos externos vindos de qualquer parte do mundo, sendo coordenados eletronicamente.

Organizações virtuais / em rede

A organização virtual, também chamada de organização em rede, organização modular, ou celular, têm foco em seu negócio principal (core business) e terceiriza a maior parte de suas atividades (isso aqui diminui muito os custos, viu) não essenciais. O que se busca é a flexibilidade máxima da estrutura organizacional, que passa a se concentrar naquilo que sabe fazer melhor.

A principal vantagem desse tipo de estrutura é sua flexibilidade, enquanto sua principal desvantagem é que, devido ao estado fluido e de reorganização permanente de suas estruturas, os papeis, objetivos e responsabilidades não são claros

GAB: B

Imaginem a Estrutura em Rede como se fosse uma empresa organizadora de eventos.

Então, ela organizará um evento na próxima semana, e para isso precisará de equipe de som, luz, buffet, banheiros químicos, etc..

Ela montará uma "Rede" ou ''parcerias'' momentâneas APENAS para a realização daquele evento.

É por isso q ela é definida como uma Estrutura Orgânica, pois não é fixa, é propícia a ambientes instáveis e mutáveis e mais barata pois os serviços prestados a ela não são permanentes.

Gab. B

Também pode ser chamada de VIRTUAL.

Alternativa B. Estrutura em REDE:

As estruturas modernas, redes (networks) ou teias são MUTÁVEIS, ÁGEIS e FLEXÍVEIS, podendo ser tanto definitivas (permanentes) quanto transitórias. Cria uma nova forma de organização através de contratos externos vindos de qualquer parte do mundo, sendo coordenados eletronicamente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo