De acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 27 – Ativo Imobi...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (3)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: letra D.
Vamos pensar:
se o valor residual for maior que valor contábil, e tivesse depreciação, o valor contábil do imobilizado ficaria negativo, o que não pode.
52. A depreciação é reconhecida mesmo que o valor justo do ativo exceda o seu valor contábil, desde que o valor residual do ativo não exceda o seu valor contábil. A reparação e a manutenção de um ativo não evitam a necessidade de depreciá-lo.
CPC 27
Para complementar o comentário da Anna Katrina, ainda de acordo com o CPC 27:
Definições - Valor residual de um ativo é o valor estimado que a entidade obteria com a venda do ativo, após deduzir as despesas estimadas de venda, caso o ativo já tivesse a idade e a condição esperadas para o fim de sua vida útil.
51. O valor residual e a vida útil de um ativo são revisados pelo menos ao final de cada exercício e, se as expectativas diferirem das estimativas anteriores, a mudança deve ser contabilizada como mudança de estimativa contábil, segundo o Pronunciamento Técnico CPC 23 – Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro.
54. O valor residual de um ativo pode aumentar. A despesa de depreciação será zero enquanto o valor residual subsequente for igual ou superior ao seu valor contábil.
Letras A e E - ERRADAS -> o Ativo deve ser depreciado a partir do momento em que ele se encontra disponível para uso.
Letra C - ERRADA -> Questão tentou confundir com elementos do Teste de Impairment
Letra B - ERRADA -> Ponto bastante específico, mas em resumo: se ocorre reparo ou manutenção não afeta valor contábil; Se houver uma revitalização do equipamento (intervenção mais profunda que em geral renova equipamentos tido como inúteis tornando-os úteis novamente), traz aumento da expectativa de uso/vida desse equipamento e por esse motivo o valor contábil vai alterar, como consequencia, o valor de depreciação também vai passar a existir.
GAB. D
CPC 27 52. A depreciação é reconhecida mesmo que o valor justo do ativo exceda o seu valor contábil, desde que o valor residual do ativo não exceda o seu valor contábil. A reparação e a manutenção de um ativo não evitam a necessidade de depreciá-lo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo