Assinale a alternativa correta:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver a questão proposta, precisamos entender o tema central: a liquidação de sentença no direito processual do trabalho. Esse é um procedimento utilizado para determinar o valor exato de uma condenação quando a sentença não é líquida, ou seja, quando não especifica o valor exato devido.
A alternativa A é a correta. De acordo com o artigo 879 da CLT, quando a sentença é ilíquida, ela deverá ser previamente liquidada. As formas de liquidação previstas são por cálculo, por arbitramento ou por artigos. Isso significa que, caso a sentença não apresente um valor determinado, esse valor deve ser apurado por um desses métodos antes da execução.
Exemplo prático: Imagine que um trabalhador venceu uma ação trabalhista onde foi reconhecido o direito a horas extras, mas a sentença não especificou o valor total devido. Antes de iniciar a execução, será necessário realizar a liquidação da sentença para calcular o montante exato que o empregador deve pagar.
Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
B - A sentença trabalhista não precisa ser sempre líquida. Na prática, muitas sentenças são ilíquidas e precisam passar pelo processo de liquidação.
C - Ao contrário do que afirma essa alternativa, há previsão expressa para a liquidação de sentença por artigos no processo trabalhista, conforme mencionado na resposta correta.
D - Assim como a alternativa anterior, há previsão no processo trabalhista para a liquidação de sentença por arbitramento. Esta é uma das formas previstas na CLT.
E - No procedimento sumaríssimo, é necessário que os pedidos sejam certos e líquidos, conforme o artigo 852-B da CLT. Portanto, o juiz não pode proferir sentença ilíquida, contrariando o que a alternativa sugere.
Estratégias para interpretar o enunciado e as alternativas:
- Identifique palavras-chave, como "ilíquida", "liquidação", "cálculo", "arbitramento" e "artigos".
- Verifique se a alternativa está em conformidade com a legislação vigente, especialmente a CLT.
- Cuidado com alternativas que usam termos absolutos, como "sempre" ou "nunca", pois podem indicar um erro.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Correta letra A.
Art. 879 - Sendo ilíquida a sentença exeqüenda, ordenar-se-á, previamente, a sua liquidação, que poderá ser feita por cálculo, por arbitramento ou por artigos.
Demais incorretas.
Art. 852-A. Os dissídios individuais cujo valor não exceda a quarenta vezes o salário mínimo vigente na data do ajuizamento da reclamação ficam submetidos ao procedimento sumaríssimo.
Colega Guilherme, podemos errar questões fáceis quando estamos driblando o tempo e o nervosismo. E, ademais, a aplicação subsidiária do CPC no âmbito trabalhista dá margem a dúvidas bobas dessa natureza, se a previsão ou não de determinados institutos na CLT.
Alternativa correta letra A.
CLT
a) Correto, pois, de fato, "Sendo ilíquida a sentença exeqüenda, ordenar-se-á, previamente, a sua liquidação, que poderá ser feita por cálculo, por arbitramento ou por artigos." (Art. 879)
b) Errado, pois a CLT admite a possibilidade de sentença ilíquida. Art. 879 - Sendo ilíquida a sentença exeqüenda, ordenar-se-á, previamente, a sua liquidação, que poderá ser feita por cálculo, por arbitramento ou por artigos.
c) Errado, pois "sendo ilíquida a sentença exeqüenda, ordenar-se-á, previamente, a sua liquidação, que poderá ser feita por cálculo, por arbitramento ou por artigos. (Art. 879)
d) Errado, pois "sendo ilíquida a sentença exeqüenda, ordenar-se-á, previamente, a sua liquidação, que poderá ser feita por cálculo, por arbitramento ou por artigos. (Art. 879)
e) Errado, pois "os dissídios individuais cujo valor não exceda a quarenta vezes o salário mínimo vigente na data do ajuizamento da reclamação ficam submetidos ao procedimento sumaríssimo." (Art. 852-A)
GABARITO : A
A : VERDADEIRO / B, C e D : FALSO
▷ CLT. Art. 879. Sendo ilíquida a sentença exequenda, ordenar-se-á, previamente, a sua liquidação, que poderá ser feita por cálculo, por arbitramento ou por artigos.
E : FALSO
▷ CLT. Art. 852-A. Os dissídios individuais cujo valor não exceda a 40 vezes o salário mínimo vigente na data do ajuizamento da reclamação ficam submetidos ao procedimento sumaríssimo.
A parte final da assertiva, que fala da exigência de sentença líquida no rito sumaríssimo, também é falsa: trata-se da regra vetada do art. 852-I, § 2º, da CLT ("Não se admitirá sentença condenatória por quantia ilíquida").
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo