Ainda no planejamento de uma Auditoria, um Auditor de Contr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q609943 Auditoria Governamental
Ainda no planejamento de uma Auditoria, um Auditor de Controle Interno se deparou com a possibilidade de não atingir, de forma satisfatória, os objetivos dos trabalhos, podendo emitir uma opinião inadequada, tendo por base a verificação de eventuais limitações ao alcance dos procedimentos de Auditoria Interna, a serem aplicados, considerando o volume ou a complexidade das transações e das operações. Esse aspecto, nos termos da NBC TI 01, é conceituado como
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Alternativa D. Segundo NBC TI 01
12.2.1.2 – O planejamento deve considerar os fatores relevantes na execução dos trabalhos, especialmente os seguintes:
[...]
f) os riscos de auditoria, quer pelo volume ou pela complexidade das transações e operações;

Risco de auditoria é a possibilidade do auditor emitir opinião inadequada. Lembre-se disso e não importa o tamanho da historinha que a questão conte, o risco de auditoria sempre vai falar de opinião indequada/errada...

Risco de auditoria é a possibilidade de o auditor opinar incorretamente sobre a gestão auditada - considerando eficiente uma gestão ineficiente, ou vice-versa. É o risco do erro no posicionamento: avaliação equivocada, acompanhamento inoportuno ou projeção inadequada. É também a possibilidade de o auditor vir a escolher pontos de controle inadequados, para os propósitos do trabalho auditoria, implicando em avaliações, acompanhamentos ou projeções impertinentes, como também a possibilidade de não detectar a existência de deficiências materiais na unidade auditada.

Outras questões:

Q419975. Risco de auditoria é a possibilidade do auditor expressar uma opinião inadequada pelo fato das demonstrações contábeis apresentarem distorções relevantes. O auditor deve executar procedimentos para que esse risco de auditoria seja reduzido a um nível aceitavelmente baixo. Mesmo com a adoção desses procedimentos, pode ocorrer a não percepção de uma distorção relevante, fato que é denominado:

A risco de detecção.

B falha procedimental.

C evidência não correlacionada.

D diagnóstico de risco.

E distorção não revelada.

Q401290. A análise dos riscos de auditoria deve ser feita

Alternativas

A na assinatura do contrato.

B na emissão da carta de responsabilidade da administração.

C no levantamento das contingências.

D na fase de planejamento dos trabalhos.

E na emissão do parecer.

Q37734. Acerca dos riscos de auditoria, assinale a opção correta.

Alternativas

A A análise inicial desses riscos deve ser feita durante a execução dos trabalhos de auditoria.

B São formados por três componentes básicos: os riscos inerentes, de controle e de detecção.

C Em nível geral, a auditoria deve limitar-se aos saldos ou à natureza das contas e ao volume das transações.

D A avaliação desses riscos, em nível específico, leva em consideração critérios subjetivos ou pessoais.

E O risco de a aplicação dos procedimentos de auditoria levar o auditor a concluir pela inexistência de incorreção é denominado risco de controle.

Q110240. Risco de auditoria é a possibilidade de o auditor emitir uma opinião tecnicamente inadequada sobre demonstrações contábeis significativamente incorretas. Gab. Certo.

NBC TI 01

12.2.2.1 – A análise dos riscos da Auditoria Interna deve ser feita na fase de planejamento dos trabalhos; estão relacionados à possibilidade de não se atingir, de forma satisfatória, o objetivo dos trabalhos. Nesse sentido, devem ser considerados, principalmente, os seguintes aspectos:

a) a verificação e a comunicação de eventuais limitações ao alcance dos procedimentos da Auditoria Interna, a serem aplicados, considerando o volume ou a complexidade das transações e das operações;

b) a extensão da responsabilidade do auditor interno no uso dos trabalhos de especialistas.

Gab: D

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo