Considere as hipóteses abaixo. I. O Auditor Interno pode nã...
I. O Auditor Interno pode não atender um requisito relevante de uma norma.
II. O Auditor Interno pode executar procedimentos adicionais referentes a fatos ocorridos após a data do relatório de auditoria.
III. O Auditor Interno deve documentar inconsistências em relação a sua conclusão final, referentes a assuntos significativos.
Nos termos da NBC TA 230, está correto o que se afirma em
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
NBC TA 230
Não atendimento de exigência relevante
12. Se, em circunstâncias excepcionais, o auditor julgar necessário não atender um requisito relevante de uma norma, ele deve documentar como os procedimentos alternativos de auditoria executados cumprem a finalidade desse requisito, e as razões para o não atendimento (ver itens A18 e A19).
Desvio de exigência relevante (ver item 12)
A18. Os requisitos das normas de auditoria destinam-se a permitir ao auditor cumprir os objetivos especificados nas normas de auditoria e, portanto, dos objetivos globais do auditor. Desta forma, a não ser em circunstâncias excepcionais, as normas pedem conformidade com cada requisito que seja relevante nas circunstâncias da auditoria.
A19. A exigência de documentação aplica-se apenas àquelas que sejam relevantes nas circunstâncias. Uma exigência não é relevante (NBC TA 200, item 22) apenas nos casos em que:
(a) a NBC TA por inteiro não é relevante (por exemplo, se uma entidade carece de uma função de auditoria interna, nada na NBC TA 610 é relevante); ou
(b) a exigência é condicional e a condição não existe (por exemplo, o requisito de modificar a opinião do auditor quando há impossibilidade de obter evidência de auditoria apropriada suficiente e não existe tal impossibilidade).
Item I está correto: se, em circunstâncias excepcionais, o auditor julgar necessário não atender um requisito relevante de uma norma, ele deve documentar como os procedimentos alternativos de auditoria executados cumprem a finalidade desse requisito, e as razões para o não atendimento;
Item II está correto: se, em circunstâncias excepcionais, o auditor executar procedimentos novos ou adicionais ou chegar a outras conclusões após a data do relatório, o auditor deve documentar; e
Item III está correto: se o auditor identificou informações referentes a um assunto significativo que são inconsistentes com a sua conclusão final, ele deve documentar como tratou essa inconsistência.
Gabarito: B
Discordo do gabarito do item II. O Auditor Interno pode executar procedimentos adicionais referentes a fatos ocorridos após a data do relatório de auditoria.
Uma coisa é ele aplicar novos procedimentos após a data do relatório de auditoria. Até aí beleza, sabemos que ele pode mesmo, desde que em circunstâncias excepcionais, sendo que deve documentar esses procedimentos.
Outra coisa é ele executar procedimentos adicionais referentes a fatos ocorridos após o relatório. Se o fato aconteceu após o relatório, certamente não é objeto da auditoria, que analisa questões passadas. Achei muito mal formulada essa assertiva =(
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo