Nos termos da NBC TA 240, fraude é o ato intencional de um ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: A - fatores de risco.
Vamos entender o tema central da questão. Trata-se de um conceito presente na NBC TA 240, uma norma que aborda a responsabilidade do auditor em relação à fraude durante uma auditoria de demonstrações financeiras. Aqui, o foco é identificar como o auditor deve lidar com indicativos de fraude, que são condições ou eventos que sugerem a possibilidade de ocorrência de fraude.
O conceito chave nesta questão é o de "fatores de risco de fraude". Esses fatores são circunstâncias que aumentam a probabilidade de fraude. Eles podem ser incentivos, pressões, atitudes ou condições que indicam uma possível intenção de cometer fraude, ou seja, situações que facilitam ou incentivam a prática de atos fraudulentos.
Justificativa para a Alternativa Correta:
A alternativa A, "fatores de risco", é a correta porque, conforme descrito na NBC TA 240, os fatores de risco de fraude são mesmo os eventos ou condições que podem estimular ou pressionar indivíduos a cometerem fraude. Isso está diretamente alinhado com a definição da norma sobre a identificação de riscos de fraude durante uma auditoria.
Análise das Alternativas Incorretas:
Alternativa B - elementos de associação. Este termo não se aplica ao contexto da NBC TA 240. "Elementos de associação" não é uma expressão usada na norma para descrever condições ou eventos relacionados à fraude.
Alternativa C - aspectos condicionantes. Embora possa parecer que "aspectos condicionantes" se refira a elementos que condicionam ou facilitam a fraude, esta não é a terminologia utilizada na NBC TA 240 para descrever os eventos ou condições que indicam incentivo ou pressão para a ocorrência de fraude.
Alternativa D - facilitadores. Embora "facilitadores" possa sugerir algo que ajuda ou dá apoio, este não é o termo técnico usado na NBC TA 240 para descrever os fatores de risco de fraude.
Alternativa E - causadores. "Causadores" sugere uma relação direta de causa e efeito, mas a norma não usa este termo. Os fatores de risco de fraude são mais sutis e se referem a condições que podem aumentar a probabilidade de fraude, não causá-la diretamente.
Compreender e identificar corretamente os fatores de risco de fraude é essencial para que o auditor execute uma auditoria eficaz, garantindo que todos os potenciais riscos de fraude sejam considerados e avaliados.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: Letra A
Fatores de Risco
NBCTA - 240 - Fatores de risco de fraude são eventos ou condições que indiquem incentivo ou pressão para que a fraude seja perpetrada ou ofereçam oportunidade para que ela ocorra.
Fatores de risco de fraude são eventos ou condições que indiquem incentivo ou pressão para que a fraude seja perpetrada ou ofereçam oportunidade para que ela ocorra.
NBC TA 240, item 11 (b).
Também conhecido como “triângulo da fraude”: oportunidade, pressão e racionalização. Esses eventos ou condições são fatores de risco de fraude.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo