Entre as mídias eletrônicas situam-se os videogames e gran...
I. Os jogos eletrônicos representam um universo em que as novas gerações socializam-se na cultura corporal de movimento, pois o futebol, por exemplo, não é mais só uma pelada num terreno baldio, é também videogame e espetáculo da TV.
II. A Educação Física deverá manter um permanente diálogo crítico com a mídia, trazendo-a para dentro da escola como um novo dado relacionado à cultura corporal de movimento.
lII. Pelo fato de estarem disponibilizados em celulares os games deveriam ser categorizados, tendo em vista as possibilidades educativas dos mesmos e a partir do contexto social dos alunos e evitá-los.
Estão corretas as afirmativas:
Gabarito comentado
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A alternativa correta é a C - I e II apenas.
Comentário sobre a questão:
A questão aborda a importância dos jogos eletrônicos na cultura infanto-juvenil e suas implicações na Educação Física. É necessário compreender como esses jogos transformam a forma como os jovens socializam e se envolvem com a cultura corporal de movimento, além de considerar a relevância do diálogo entre Educação Física e mídia.
Justificativa da alternativa correta:
Afirmativa I: "Os jogos eletrônicos representam um universo em que as novas gerações socializam-se na cultura corporal de movimento, pois o futebol, por exemplo, não é mais só uma pelada num terreno baldio, é também videogame e espetáculo da TV."
Essa afirmativa está correta porque reconhece a evolução do contexto social e tecnológico. Hoje em dia, o futebol e outros esportes não são apenas atividades físicas tradicionais, mas também experiências digitais que fazem parte do cotidiano das novas gerações. Os videogames permitem que os jovens se envolvam com a cultura corporal de maneira diferente, mas ainda significativa.
Afirmativa II: "A Educação Física deverá manter um permanente diálogo crítico com a mídia, trazendo-a para dentro da escola como um novo dado relacionado à cultura corporal de movimento."
Esta afirmativa também está correta. A Educação Física precisa integrar a mídia e os jogos eletrônicos em suas práticas pedagógicas para refletir a realidade contemporânea dos alunos. O diálogo crítico com a mídia permite que os educadores compreendam e utilizem esses novos recursos de maneira educativa e significativa.
Justificativa das alternativas incorretas:
Afirmativa III: "Pelo fato de estarem disponibilizados em celulares os games deveriam ser categorizados, tendo em vista as possibilidades educativas dos mesmos e a partir do contexto social dos alunos e evitá-los."
Essa afirmativa é incorreta. Embora seja importante considerar as possibilidades educativas dos jogos eletrônicos e o contexto social dos alunos, a sugestão de evitá-los não é adequada. Ao invés de evitar os jogos eletrônicos, o enfoque deve ser em como utilizá-los de maneira educativa e construtiva. Ignorar ou evitar esses jogos não contribui para o desenvolvimento das habilidades e interesses dos alunos na era digital.
Portanto, a alternativa C está correta porque apenas as afirmativas I e II estão corretas.
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I. "Os jogos eletrônicos representam um universo em que as novas gerações socializam-se na cultura corporal de movimento, pois o futebol, por exemplo, não é mais só uma pelada num terreno baldio, é também videogame e espetáculo da TV."
- Correta: Esta afirmativa está correta. Os jogos eletrônicos fazem parte do universo de socialização das novas gerações, ampliando a definição de atividades relacionadas à cultura corporal de movimento.
II. "A Educação Física deverá manter um permanente diálogo crítico com a mídia, trazendo-a para dentro da escola como um novo dado relacionado à cultura corporal de movimento."
- Correta: Esta afirmativa está correta. Destaca a importância de um diálogo crítico entre a Educação Física e a mídia, reconhecendo os jogos eletrônicos como parte da cultura corporal de movimento, e sugere a integração desses elementos na abordagem educacional.
III. "Pelo fato de estarem disponibilizados em celulares os games deveriam ser categorizados, tendo em vista as possibilidades educativas dos mesmos e a partir do contexto social dos alunos e evitá-los."
- Incorreta: Esta afirmativa é parcialmente correta. É válido considerar a categorização dos jogos eletrônicos, levando em conta suas possibilidades educativas e o contexto social dos alunos. No entanto, a ideia de evitar os jogos eletrônicos não é necessariamente a abordagem mais adequada. Em vez disso, é mais produtivo explorar as potencialidades educativas desses jogos e integrá-los de maneira consciente e crítica no ambiente escolar.
Portanto, as afirmativas I e II estão corretas, mas a afirmativa III está incorreta.
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