No século anterior, alguns profissionais utilizaram, de livr...
( ) O uso do conhecimento científico no caso de guerras, em qualquer circunstância e para qualquer uso, não se configura atitude não ética.
( ) O profissional que estiver a serviço do exército de seu país, em período de conflitos armados, não deve ter sua conduta ética julgada.
( ) O experimento de produtos químicos danosos à saúde em prisioneiros, desde que autorizado pelo Estado e com anuência dos familiares dos detentos, são procedimentos considerados éticos e dentro dos padrões aceitáveis de conduta profissional.
( ) Um profissional não deve ter sua ética avaliada apenas durante o seu exercício profissional, mas também em sua conduta fora do ambiente de trabalho.
Assinale a alternativa correta.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B - Apenas uma afirmação é CERTA.
Vamos analisar cada afirmação para entender por que apenas uma delas está correta.
( ) O uso do conhecimento científico no caso de guerras, em qualquer circunstância e para qualquer uso, não se configura atitude não ética. - ERRADA
O uso de conhecimento científico em guerras, especialmente quando envolve a criação de armas químicas ou biológicas, pode ser considerado antiético. A ética profissional exige que o conhecimento científico seja utilizado para o bem da humanidade, não para causar sofrimento ou destruição.
( ) O profissional que estiver a serviço do exército de seu país, em período de conflitos armados, não deve ter sua conduta ética julgada. - ERRADA
Mesmo em tempos de guerra, a ética profissional deve ser mantida. Atos que vão contra os princípios éticos, como tortura ou experimentos desumanos, são condenáveis, independentemente das circunstâncias.
( ) O experimento de produtos químicos danosos à saúde em prisioneiros, desde que autorizado pelo Estado e com anuência dos familiares dos detentos, são procedimentos considerados éticos e dentro dos padrões aceitáveis de conduta profissional. - ERRADA
Esse tipo de experimento é completamente antiético. A história nos mostra exemplos trágicos de abusos científicos em prisioneiros, como os experimentos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. A ética em pesquisa exige consentimento informado voluntário e a proteção dos direitos humanos.
( ) Um profissional não deve ter sua ética avaliada apenas durante o seu exercício profissional, mas também em sua conduta fora do ambiente de trabalho. - CERTA
A ética profissional não se limita ao ambiente de trabalho. A conduta de um profissional fora do trabalho também reflete em sua integridade e valores. Profissionais devem manter a ética em todos os aspectos de suas vidas, pois isso contribui para a confiança e respeito da sociedade.
Portanto, a alternativa correta é B, pois apenas a última afirmação está certa.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
(GABARITO B) Erros em negrito
(E) O uso do conhecimento científico no caso de guerras, em qualquer circunstância e para qualquer uso, não se configura atitude não ética.
(E) O profissional que estiver a serviço do exército de seu país, em período de conflitos armados, não deve ter sua conduta ética julgada.
(E) O experimento de produtos químicos danosos à saúde em prisioneiros, desde que autorizado pelo Estado e com anuência dos familiares dos detentos, são procedimentos considerados éticos e dentro dos padrões aceitáveis de conduta profissional.
Gabarito B.
Única Correta: "Um profissional não deve ter sua ética avaliada apenas durante o seu exercício profissional, mas também em sua conduta fora do ambiente de trabalho."
Bons Estudos!!
Gostei dessa questão, apesar da guerra se desenvolver em contextos que muitas vezes estão acima do bem e do mal, podemos tomar como exemplo o projeto Manhattan, afinal, explodir duas bombas nucleares contra alvos civis está longe de ser uma conduta ética, mas também não é aética, pois se assim pensassem os japoneses, não teriam bombardeado Pearl Harbor. Os americanos apenas responderam a um estímulo vindo do ambiente externo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo