A segunda vítima do ataque à escola estadual Helena Kolody,...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2234546 Conhecimentos Gerais
O rei que queria alcançar a Lua

       Era uma vez um rei muito mimado e teimoso. Todo mundo tinha de fazer exatamente o que ele desejava. Certa noite ele olhou pela janela e cismou que queria tocar a Lua. Simplesmente não se conformava com o fato de que a Lua fica longe de todos nós, até mesmo dos reis. Mandou construir uma torre altíssima, que chegasse até o céu. Pensava que subindo no topo da torre alcançaria a Lua. Mandou chamar vários construtores e todos lhe diziam a mesma coisa: 

      – Majestade, é impossível fazer uma torre dessa altura. E o rei gritava:
     
      – Impossível é uma palavra proibida neste reino. Eu quero a torre e ponto-final! Até que um carpinteiro falou:
     
      – Majestade, se empilharmos mil móveis, acho que alcançaremos o céu!
     
     O rei gostou tanto da ideia que obrigou todos os súditos a amontoar seus móveis. E pobre de quem se recusasse: era levado direto para a prisão!

       Naturalmente, quando todos os móveis do reino foram empilhados, o rei descobriu que eles não conseguiam atingir o céu. Então, mandou cortar todas as árvores do reino para fabricar mais móveis e colocá-los na pilha. Quando os carpinteiros que ele contratara acabaram seu trabalho, o rei teimoso sorriu satisfeito. Sua torre de móveis alcançava as nuvens. Rindo, gritando, ele correu e começou a escalar a pilha até chegar ao topo. E, quando percebeu que nem assim era capaz de tocar a Lua, gritou furioso:

       – Quero mais móveis! E um carpinteiro lhe respondeu:

       – Impossível, não há mais madeira. E o rei ordenou:

    – Tire o móvel que está na base da pilha e traga-o para o topo, porque a palavra impossível é proibida no meu reino.

     O carpinteiro obedeceu e o que aconteceu já se sabe. A pilha desmoronou e o rei despencou lá de cima. E foi assim que terminou a história do rei teimoso.

Heloisa Prieto




















ire o móvel que está na base da pilha e traga-o para o topo, porque a palavra impossível é proibida no meu reino. O carpinteiro obedeceu e o que aconteceu já se sabe. A pilha desmoronou e o rei despencou lá de cima. E foi assim que terminou a história do rei teimoso. 
                                                                                                                            Heloisa Prieto
A segunda vítima do ataque à escola estadual Helena Kolody, morreu na madrugada do dia 20 de junho de 2023, no hospital. O jovem de 16 anos, identificado como Luan Augusto, foi atingido com dois tiros na cabeça e foi socorrido após o ataque. Durante o ataque, a estudante Karoline Verri Alves, de 17 anos, que seria a namorada da vítima, também foi atingida pelos disparos e morreu. Segundo a Polícia Militar, um ex-aluno de 21 anos atirou contra os estudantes da escola, na manhã do dia 19/06/2023. O homem entrou no local alegando que solicitaria um documento. Após os disparos, a polícia foi acionada e o assassino foi preso. Segundo a PM, foram apreendidos com o assassino uma machadinha, carregadores de revólver e a arma usada. O autor do ataque foi encontrado morto em sua cela na Casa de Custódia na noite do dia 20/06/2023
Este crime ocorreu na cidade de:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: C - Cambé, Paraná

A resolução desta questão exige que o candidato tenha conhecimentos atualizados sobre os acontecimentos mais recentes do Brasil, particularmente casos de violência em instituições de ensino. Vamos analisar a questão e abordar os pontos essenciais para sua resolução.

A questão descreve um ataque trágico ocorrido em uma escola, com detalhes específicos sobre as vítimas e o agressor. O texto menciona a escola estadual Helena Kolody, onde ocorreu o ataque que vitimou dois jovens e resultou na prisão do agressor, que posteriormente foi encontrado morto em sua cela.

Para resolver a questão, o aluno precisa identificar corretamente a cidade onde este evento lamentável aconteceu. Vamos explorar o desfecho para justificar a alternativa correta:

C - Cambé, Paraná

Justificativa: Cambé é a cidade onde ocorreu o ataque na escola estadual Helena Kolody, resultando na morte de dois estudantes e no suicídio do agressor na cela. Este caso específico foi amplamente divulgado na mídia, e estar atento a essas notícias é crucial para responder corretamente a questões de concursos que abordam temas de atualidades e segurança pública.

As demais alternativas apresentam cidades que também foram palco de ataques em escolas, mas não correspondem ao evento descrito na questão:

A - Blumenau, Santa Catarina: Recentemente, Blumenau teve casos de violência em escolas, mas não se trata do ataque descrito na questão.

B - Suzano, São Paulo: Suzano foi palco de um ataque escolar em 2019, mas não corresponde ao evento de 2023 mencionado na questão.

D - Ibiporã, Pará: Ibiporã é uma cidade no estado do Paraná, não Pará, e não está relacionada ao evento descrito.

E - Taubaté, Paraná: Taubaté está localizada no estado de São Paulo, e não no Paraná. Portanto, esta alternativa também está incorreta.

Para concluir, a alternativa correta é C - Cambé, Paraná, pois é a cidade onde ocorreu o ataque descrito na questão.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Cambé, Paraná 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo