A gestão do arquivo é fundamental para preservação de conhec...
( ) As três idades de um documento representam sua trajetória na entidade, iniciando em quem o criou e finalizando na alta administração.
( ) Um arquivo digital nunca pode substituir um documento produzido em papel.
( ) O arquivo permanente é aquele sempre de mais fácil acesso ao usuário.
( ) O arquivo morto é aquele que já foi inutilizado e vai, em seguida, para incineração.
Assinale a alternativa correta.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a E - Todas as afirmações são ERRADAS.
Vamos analisar cada uma das afirmações para entender por que estão incorretas:
( ) As três idades de um documento representam sua trajetória na entidade, iniciando em quem o criou e finalizando na alta administração.
Errada. As três idades de um documento (corrente, intermediária e permanente) representam as fases de sua vida conforme sua utilização e valor documental. A fase corrente é quando o documento é frequentemente utilizado, a fase intermediária é quando o documento deixa de ser usado com frequência, mas ainda possui valor administrativo ou legal, e a fase permanente é quando o documento é preservado indefinidamente devido ao seu valor histórico ou informativo. Não tem relação direta com a trajetória entre o criador e a alta administração.
( ) Um arquivo digital nunca pode substituir um documento produzido em papel.
Errada. Um arquivo digital pode, sim, substituir um documento em papel, desde que sejam observados os requisitos de autenticidade, integridade e validade jurídica. Com o avanço das tecnologias de informação e comunicação, muitas organizações têm adotado a digitalização de documentos para otimizar espaço, facilitar o acesso e preservar o conteúdo.
( ) O arquivo permanente é aquele sempre de mais fácil acesso ao usuário.
Errada. O arquivo permanente é aquele que é preservado indefinidamente por seu valor histórico, informativo ou cultural. No entanto, isso não implica que ele seja sempre de mais fácil acesso. O acesso ao arquivo permanente pode depender de políticas de conservação, restrições de acesso ou outros fatores.
( ) O arquivo morto é aquele que já foi inutilizado e vai, em seguida, para incineração.
Errada. O termo "arquivo morto" é um erro conceitual. O correto seria referir-se a documentos na fase intermediária ou a documentos inativos. Documentos que não possuem mais valor administrativo, fiscal, legal ou histórico são destinados à eliminação, mas com critérios e procedimentos estabelecidos por normas e legislações específicas. Não é correto dizer que "arquivo morto" significa eliminação imediata ou incineração.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO E
Arquivo morto: Termo obsoleto, utilizado para designar arquivo fora de uso corrente.
http://www.arquivonacional.gov.br/download/dic_term_arq.pdf
Todas estão erradas!
A) Segundo a abordagem das “três idades”, os documentos passam por três fases distintas de arquivamento. São elas: a) Fase corrente ou primeira idade: na qual os documentos são frequentemente consultados e de uso exclusivo da fonte geradora, cumprindo ainda as finalidades que motivaram a sua criação; b) Fase intermediária ou segunda idade: na qual os documentos são de uso eventual pela administração que os produziu, devendo ser conservados em depósitos de armazenagem temporária, aguardando sua eliminação ou recolhimento para a guarda permanente; c) Fase permanente ou terceira idade: na qual os documentos já cumpriram as finalidades de sua criação, porém, devem ser preservados em virtude do seu valor probatório e informativo para o Estado e para o cidadão.
B) A única diferença entre os dois é o tipo de suporte.
C) O arquivo permanente é o de mais difícil acesso ao usuário.
D) A arquivo morto: rmazena documentos de frequência de uso, consulta ou referência quase nulas, mas mesmo assim são significantes e precisam ser guardados, e inclusive organizados como um arquivo ativo.
Não entendi por q a terceira está errada
.
O arquivo permanete tem valor probatório e informativo e de acesso ao público.
Os outros são para uso administrativo,então o acesso é mais restrito.Não entendi
Já sei uma coisa sobre a banca. Se falar que arquivo permanente é de dificil acesso vou considerar certo.
Que questão viajada essa! o_0
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo