Em “Aliás, nós somos capazes de ficar por trás falando, o qu...
Ética é sempre coletiva
O filósofo grego Platão, no livro sétimo da obra “A república” traz o mito da caverna que diz que nós, humanos, vivemos aprisionados no fundo de uma caverna, olhando para a parede, com a entrada às nossas costas. Tudo o que é verdadeiro acontece lá, porém, a luz do sol projeta a sombra. Como estamos amarrados de frente para a parede, achamos que a sombra é a coisa verdadeira. No campo da ética, isso acontece também. As pessoas se contentam com as aparências: a aparência da honestidade, a aparência da decência, a aparência da sinceridade.
Aliás, nós somos capazes de ficar por trás falando, o que os gregos chamavam de hipócritas – aqueles que ficavam ocultos, dizendo as falas sem aparecer, da onde vem a ideia de hipocrisia, aquilo que não se mostra, que fica na sombra. A ideia de revelar, de retirar a sombra é necessária no campo da ética. E nós somos o único animal capaz de perguntar se o que fazemos é correto ou incorreto. E isso é ética. A ética é o conjunto de princípios e valores que usamos para decidir a nossa conduta social.
Só se fala em ética porque homens e mulheres vivem em coletividade. Se eu fosse sozinho, não existiria a questão da ética. Afinal, ética é a regulação da conduta da vida coletiva. Se só existisse um ser humano no planeta, o tema da ética não viria à tona, porque ele seria soberano para fazer qualquer coisa sem se importar com nada. Como vivemos juntos e juntas, precisamos ter princípios e valores de convivência, de maneira que tenhamos uma vida que seja íntegra, dos pontos de vista físico, material e espiritual.
A moral é a prática, portanto, existe moral individual. A ética é o conjunto de princípios de convivência, portanto, não existe ética individual. Existe ética de um grupo, de uma sociedade, de uma nação.
(CORTELLA, Mário Sérgio. Disponível em: https://www.mscortella.com.br/ artigo-cortella-etica-moral-valores-principios-6a. Adaptado.)
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: B - Separar aposto relacionado a referente introduzido anteriormente no texto.
O tema central da questão é o uso correto da pontuação, especificamente do travessão, em um trecho do texto de Mário Sérgio Cortella sobre ética. Para resolver essa questão, é necessário compreender a função dos sinais de pontuação, especialmente como o travessão pode ser utilizado para isolar elementos dentro de uma frase, como explicações adicionais ou apostas.
No trecho "Aliás, nós somos capazes de ficar por trás falando, o que os gregos chamavam de hipócritas – aqueles que ficavam ocultos, dizendo as falas sem aparecer, da onde vem a ideia de hipocrisia, aquilo que não se mostra, que fica na sombra.", o travessão é utilizado para separar um aposto que explica quem eram os hipócritas, oferecendo informações adicionais sobre eles.
Justificativa para a Alternativa Correta:
A alternativa B está correta porque o trecho após o travessão apresenta uma explicação adicional sobre o termo "hipócritas", que é o aposto. A função do travessão aqui é justamente isolar essa explicação, tornando a frase mais clara e compreensível.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - Enfatizar a ideia de hipocrisia mencionada pelo enunciador: Esta alternativa está incorreta pois o travessão não é usado para enfatizar, mas sim para isolar a explicação adicional.
C - Delimitar o discurso direto de modo a provocar a manutenção da ordem textual: Esta opção está incorreta porque não há discurso direto no trecho citado. O travessão não está sendo utilizado para essa função.
D - Atribuir características peculiares aos hipócritas de acordo com as ideias do enunciador: Embora o trecho forneça características dos hipócritas, o uso do travessão é para isolar o aposto, e não para simplesmente atribuir características.
Ao analisar questões de pontuação, é importante prestar atenção no contexto e na função de cada sinal dentro da frase. Isso ajuda a identificar a resposta correta com mais confiança.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Explicação da banca:
A alternativa “B) Separar aposto relacionado a referente introduzido anteriormente no texto.” foi considerada correta de acordo com o enunciado da questão “Em “Aliás, nós somos capazes de ficar por trás falando, o que os gregos chamavam de hipócritas – aqueles que ficavam ocultos, dizendo as falas sem aparecer, da onde vem a ideia de hipocrisia, aquilo que não se mostra, que fica na sombra.” (2o§), o emprego do travessão tem a função de:” O aposto é o nome que se dá ao termo que exemplifica ou especifica melhor outro de valor substantivo, ou pronominal, já mencionado anteriormente na oração. Geralmente, a pausa entre um termo e outro vem separado dos demais termos da oração por vírgula, dois pontos, parênteses ou travessão.
Fontes:
• BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009. CINTRA, L. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Léxikon, 2013.
• EMEDIATO, W. A fórmula do texto: redação, argumentação e leitura.
hipócritas = aqueles que ficavam ocultos, dizendo as falas sem aparecer (aposto explicativo)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo