A citação do “mito da caverna” do filósofo grego Platão feit...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1984820 Português

Ética é sempre coletiva


        O filósofo grego Platão, no livro sétimo da obra “A república” traz o mito da caverna que diz que nós, humanos, vivemos aprisionados no fundo de uma caverna, olhando para a parede, com a entrada às nossas costas. Tudo o que é verdadeiro acontece lá, porém, a luz do sol projeta a sombra. Como estamos amarrados de frente para a parede, achamos que a sombra é a coisa verdadeira. No campo da ética, isso acontece também. As pessoas se contentam com as aparências: a aparência da honestidade, a aparência da decência, a aparência da sinceridade.

        Aliás, nós somos capazes de ficar por trás falando, o que os gregos chamavam de hipócritas – aqueles que ficavam ocultos, dizendo as falas sem aparecer, da onde vem a ideia de hipocrisia, aquilo que não se mostra, que fica na sombra. A ideia de revelar, de retirar a sombra é necessária no campo da ética. E nós somos o único animal capaz de perguntar se o que fazemos é correto ou incorreto. E isso é ética. A ética é o conjunto de princípios e valores que usamos para decidir a nossa conduta social.

        Só se fala em ética porque homens e mulheres vivem em coletividade. Se eu fosse sozinho, não existiria a questão da ética. Afinal, ética é a regulação da conduta da vida coletiva. Se só existisse um ser humano no planeta, o tema da ética não viria à tona, porque ele seria soberano para fazer qualquer coisa sem se importar com nada. Como vivemos juntos e juntas, precisamos ter princípios e valores de convivência, de maneira que tenhamos uma vida que seja íntegra, dos pontos de vista físico, material e espiritual.

        A moral é a prática, portanto, existe moral individual. A ética é o conjunto de princípios de convivência, portanto, não existe ética individual. Existe ética de um grupo, de uma sociedade, de uma nação.

(CORTELLA, Mário Sérgio. Disponível em: https://www.mscortella.com.br/ artigo-cortella-etica-moral-valores-principios-6a. Adaptado.)

A citação do “mito da caverna” do filósofo grego Platão feita no início do texto pode ser considerada uma estratégia argumentativa, pois: 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Resposta da banca:

A alternativa “D) Tem como objetivo persuadir o interlocutor por meio de uma citação indireta, ilustração, o autor demonstra uma imagem que remete à ideia por ela expressa, referente à ética e questões a ela relacionadas.” foi indicada como correta de acordo com o enunciado da questão “A citação do “mito da caverna” do filósofo grego Platão feita no início do texto pode ser considerada uma estratégia argumentativa, pois:”. As citações podem ser usadas no começo do texto, para introduzir o tema e ambientar o leitor, durante o desenvolvimento, para embasar sua argumentação, ou no final para ajudar na sua proposta de intervenção. Citação direta: é a citação na qual se transcreve o conteúdo original entre aspas, citando o autor antes ou depois da fala. Ela deve ser usada somente quando você se lembra exatamente da frase a ser citada. Exemplo: Segundo o Artigo 1° da Declaração Universal dos Direitos Humanos, “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos”... Citação indireta: é a citação na qual você parafraseia a ideia original, transcrevendo-a com suas próprias palavras. Ela não acompanha aspas, mas deve constar a fonte. É o tipo de citação mais usada. Exemplo: De acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, todas as pessoas têm o direito de serem livres, serem tratadas com dignidade e terem direitos iguais. O filósofo grego Platão, no livro sétimo da obra A república traz o mito da caverna que diz que nós, humanos, vivemos aprisionados no fundo de uma caverna, olhando para a parede, com a entrada às nossas costas. Tudo o que é verdadeiro acontece lá, porém, a luz do sol projeta a sombra. Como estamos amarrados de frente para a parede, achamos que a sombra é a coisa verdadeira. No campo da ética, isso acontece também. As pessoas se contentam com as aparências: a aparência da honestidade, a aparência da decência, a aparência da sinceridade.

A alternativa “C) Trata-se da expressão do ponto de vista de Cortella acerca da ética, assunto tratado no desenvolvimento textual tendo como ponto de partida a referida imagem do filósofo grego.” não pode ser indicada como correta, pois, a citação não apresenta o ponto de vista do autor do texto, mas de um outro enunciador “Platão”.

Fontes:

• FIORIN, J. L.; SAVIOLI, F. P. Lições de texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 2006. GARCIA, O. M. Comunicação em prosa moderna. 27. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2010.

• EMEDIATO, W. A fórmula do texto: redação, argumentação e leitura.

Essa citação não é direta???

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo