Observe o seguinte segmento descritivo, inserido numa narrat...
“O campo ainda verde e vivo, mas parcialmente desfolhado e já quase deserto, oferecia a imagem da solidão e da proximidade do inverno. Brotava de seu aspecto uma mistura de impressão doce e triste análoga à minha idade e à minha sorte”.
A função da descrição, nesse caso, é a de
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
gab. a
Observe o seguinte segmento descritivo, inserido numa narrativa.
“O campo ainda verde e vivo, mas parcialmente desfolhado e já quase deserto, oferecia a imagem da solidão e da proximidade do inverno. Brotava de seu aspecto uma mistura de impressão doce e triste análoga à minha idade e à minha sorte”.
A função da descrição, nesse caso, é a de
a) estabelecer uma analogia simbólica.
_____________
Diferença entre a alternativa A e C.
Definição de metáfora e analogia
Vamos entender, em primeiro lugar, o que significa cada uma das figuras de linguagem apresentadas aqui, a metáfora e a analogia.
Metáfora significa “transposição de sentido” na tradução de meta (algo) e fora (sem sentido), palavras que vêm do latim. É, portanto, uma comparação entre os sentidos de duas ideias, de modo que o significado delas possa ser transposto, porém de modo não explícito.
Quando dizemos, por exemplo, que “o homem é o lobo do homem”, não estamos afirmando que o homem tem características físicas de um lobo, nem que ele se metamorfoseou em lobo, mas, sim, que há características desse animal que, em determinado contexto, passam a fazer parte das características do homem.
Note que também não utilizamos palavras que indiquem comparação, no caso “o homem é como um lobo”. A comparação independe de conectivos: ”o homem é o lobo”.
Analogia também se trata de uma figura de linguagem que nos ajuda a comparar as coisas. Porém, ao contrário da metáfora, na analogia é necessário que encontremos pontos de semelhança entre as ideias comparadas. Do grego allegoría, a palavra significa “dizer o outro”, isto é, explicar algo a partir da sua subjetividade, dar a sua interpretação sobre algo.
Um bom exemplo de analogia é a frase de Mário Glaab: “Para muitas pessoas, a felicidade é semelhante a uma bola: querem-na de todo jeito e, quando a possuem, dão-lhe um chute.”.
Veja, são apresentadas duas ideias que, a princípio, não parecem ter nada em comum, e, em seguida, se estabelece uma relação entre elas. A analogia é amplamente utilizada no direito e em textos filosóficos para se defender ideias que necessitam de comparação para serem discutidas e compreendidas.
É, também, uma comparação que, muitas vezes, necessita de conectivos para “funcionar” na frase, tais como “assim como”, “da mesma forma”, entre outros.
https://rockcontent.com/br/talent-blog/diferenca-entre-analogia-e-metafora/
Gabarito: A) estabelecer uma analogia simbólica.
Explicação: Brotava de seu aspecto uma mistura de impressão doce e triste análoga à minha idade e à minha sorte”. (ler a explicação abaixo para compreender: compara o campo a idade e a sorte do autor, comparação imaginária entre duas situações claramente distintas.)
Analogia =
- utilizada para expressar semelhanças IMAGINÁRIAS entre duas situações.
- Ou seja, compara duas situações.
Metáfora =
- ocorre relação de semelhança pela comparação implícita, dando outro significado a uma palavra.
- A metáfora AFIRMA um situação.
- Ela também destrói algo literal dando outro significado a uma palavra. Ex: Joana é um doce (doce = amável)
Mestre Yoda - Fazer ou não fazer. Tentativa não há
É, assim, a analogia uma relação entre coisas ou entre procedimentos do espírito, em que o raciocínio conclui de certas semelhanças observadas para outras não observadas, isto é, parte da coisa conhecida para explicar a desconhecida.
O raciocínio por analogia é uma indução parcial ou imperfeita, que conclui do particular (Brotava de seu aspecto uma mistura de impressão doce e triste) para o particular (minha idade e à minha sorte), apenas em virtude de uma semelhança (o autor considerou a mistura de impressão doce e triste tal qual é a sua idade e a sua sorte).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo