Em relação aos livros contábeis e à sua escrituração, é corr...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (8)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
LETRA C - " É admitida sua escrituração resumida, por totais que não excedam ao período de um mês relativamente às contas cujas operações sejam numerosas ou realizadas fora da sede do estabeleciemento, desde que sejam utilizados livros auxiliares para registro individuadoe conservados os documentos que permitam sua perfeita verificação" ricardo j. ferreira.
Erro da alternativa d)
Art. 1.180. Além dos demais livros exigidos por lei, é indispensável o Diário, que pode ser substituído por fichas no caso de escrituração mecanizada ou eletrônica.
A alternativa a) está incorreta, pois, de acordo com a NBC T 2.1, no seu item "2.1.2 – A escrituração será executada:
a) em idioma e moeda corrente nacionais;
b) em forma contábil;
c) em ordem cronológica de dia, mês e ano;
d) com ausência de espaços em branco, entrelinhas, borrões, rasuras, emendas ou transportes para as margens;
e) com base em documentos de origem externa ou interna ou, na sua falta, em elementos que comprovem ou evidenciem fatos e a prática de atos administrativos."
A alternativa b) está incorreta, pois, ainda de acordo com a mesma norma, a transcrição deve ocorrer no livro diário. "2.1.4 – O Balanço e demais Demonstrações Contábeis de encerramento de exercício serão transcritos no "Diário", completando-se com as assinaturas do Contabilista e do titular ou representante legal da Entidade. Igual procedimento será adotado quanto às Demonstrações Contábeis elaboradas por força de disposições legais, contratuais ou estatutárias."
A alternativa c) está incorreta, visto que a norma diz que "2.1.5.1 – Observado o disposto no "caput", admite-se:
a) a escrituração do "Diário" por meio de partidas mensais;
b) a escrituração resumida ou sintética do "Diário", com valores totais que não excedam a operações de um mês, desde que haja escrituração analítica lançada em registros auxiliares."
Em relação a alternativa d), o Código Civil não dispõe sobre o Livro Razão, que é obrigatório de acordo com as Normas de Contabilidade Brasileira. "2.1.5 – O "Diário" e o "Razão" constituem os registros permanentes da Entidade."
A alternativa e) está correta de acordo com item 2.1.2.2 – "Admite-se o uso de códigos e/ou abreviaturas nos históricos dos lançamentos, desde que permanentes e uniformes, devendo constar, em elenco identificador, no "Diário" ou em registro especial revestido das formalidades extrínsecas".
fcc se liga muito em texto exato...
viva o cespe!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo