Por necessidade de expansão de atividades de atendimento ao ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2249970 Arquitetura
Por necessidade de expansão de atividades de atendimento ao público, um edifício fechou, provisoriamente, com parede cega, vedando inteiramente o vão existente, uma área coberta, anteriormente aberta para uma avenida de tráfego intenso. Para isso, foram utilizadas placas cimentícias planas, com espessura de 8 mm, em ambas as faces da parede, fixadas a montantes verticais equidistantes em aço, em perfil “I”, formando uma parede dupla, sendo que no vazio entre as placas foi colocada camada de material com isolamento acústico adequado, compatível com os níveis de ruído existentes, conforme especificações do fabricante e um cálculo que levava em conta uma seção típica “placa cimentícia-camada isolante-placa cimentícia”. Tal solução vem apresentando níveis de ruído interno inadequados, que estão sendo atribuídos à propagação de ruído pelos montantes de aço, conforme desenho esquemático a seguir. Imagem associada para resolução da questão
(Adaptado de Meisser, 1973, apud HAX, 2002, p. 21 – Desenho Rotta, R., 2007)
Dado: As hachuras não correspondem ao prescrito em normas brasileiras.

Tal fenômeno corresponde ao conceito de
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

LETRA A

O que são pontes acústicas?

Pontes acústicas (ou "pontes sonoras") são caminhos físicos em uma construção que permitem a transmissão de som entre ambientes de forma mais fácil do que o desejado. Elas ocorrem quando há elementos estruturais ou construtivos que conectam diretamente duas áreas, "desviando" o isolamento acústico que deveria existir entre elas.

  • Como funcionam:
  • O som (que é uma vibração) se propaga pelo ar (transmissão aérea) ou por materiais sólidos (transmissão estrutural). As pontes acústicas são geralmente formadas por materiais rígidos ou contínuos que conduzem essas vibrações de um lado para o outro, reduzindo a eficácia de barreiras acústicas, como paredes ou lajes.
  • Por que são um problema:
  • Elas comprometem o isolamento acústico, permitindo que ruídos indesejados (como vozes, passos ou sons de equipamentos) passem de um ambiente para outro, prejudicando o conforto acústico.

@arquiteturaconcurso

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo