No século XX, principalmente na década de 70, os benzodiaze...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1666174 Medicina Legal
No século XX, principalmente na década de 70, os benzodiazepínicos foram amplamente prescritos no tratamento dos transtornos ansiosos, sendo considerados seguros e de baixa toxicidade. O consumo prolongado desse fármaco mostrou que, em alguns casos, havia risco de dependência entre os usuários. Em pessoas idosas, observou-se maior risco de interação medicamentosa, piora do desempenho psicomotor e cognitivo (reversível), quedas e risco de acidentes no trânsito, em decorrência da farmacocinética dessa droga. A respeito dos benzodiazepínicos, assinale a opção correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a D.

Explicação da Alternativa Correta:

A alternativa D afirma que os benzodiazepínicos são metabolizados por conjugação com glicuronídeo e eliminados pela urina. Isso está correto porque, de fato, muitos benzodiazepínicos passam por processos de metabolização hepática, que incluem a conjugação com ácido glicurônico, um processo que facilita sua excreção renal. Este é um aspecto essencial do metabolismo dos benzodiazepínicos e é uma informação correta e relevante no contexto da toxicologia e medicina legal.

Explicação das Alternativas Incorretas:

A: A alternativa A menciona que os benzodiazepínicos são rapidamente absorvidos pela via oral e apresentam rápida metabolização, produzindo metabólitos inativos. Esta afirmação é incorreta porque, embora alguns benzodiazepínicos sejam rapidamente absorvidos, muitos produzem metabólitos ativos que têm efeitos farmacológicos prolongados. Além disso, a velocidade de metabolização pode variar entre os diferentes benzodiazepínicos.

B: A alternativa B sugere que, após serem absorvidos, os benzodiazepínicos ligam-se a proteínas plasmáticas, o que diminui a sua lipossolubilidade e aumenta sua taxa de metabolização. Esta afirmação é incorreta. A ligação às proteínas plasmáticas geralmente aumenta a meia-vida do fármaco ao diminuir sua disponibilidade para metabolização imediata. Além disso, a lipossolubilidade é uma característica inerente da molécula e não é afetada pela ligação proteica.

C: A alternativa C diz que os benzodiazepínicos em superdosagem aguda são considerados muito perigosos, porque causam depressão grave da respiração ou da função cardiovascular. Esta declaração é exagerada. Embora a superdosagem de benzodiazepínicos possa causar sedação e depressão respiratória, eles são geralmente considerados mais seguros do que muitos outros sedativos e hipnóticos, como os barbitúricos, especialmente se tomados isoladamente. O risco grave costuma estar relacionado ao uso concomitante com outras substâncias depressoras do SNC.

E: A alternativa E afirma que os sintomas observados na síndrome de abstinência pelos benzodiazepínicos são similares aos observados para os barbitúricos. Esta afirmação é parcialmente verdadeira, mas não completamente precisa. Embora ambas as síndromes de abstinência possam incluir sintomas como ansiedade, insônia e convulsões, a gravidade e o perfil dos sintomas podem variar consideravelmente entre os benzodiazepínicos e os barbitúricos. Em geral, a síndrome de abstinência dos barbitúricos tende a ser mais severa.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A) Errada. Alguns benzodiazepínicos são metabolizados em metabólitos ativos.

B) Errada. "Após serem absorvidos, os benzodiazepínicos ligam-se a proteínas plasmáticas..." (CERTO) "...o que diminui a sua lipossolubilidade e aumenta sua taxa de metabolização." (ERRADO).

  • A lipossolubilidade é uma característica inerente ao fármaco.
  • A ligação a proteínas plasmáticas é um fator que diminui a taxa de metabolização.

C) Errada. Os benzodiazepínicos em superdosagem aguda não causam depressão função cardiovascular.

D) GABARITO.

E) Errada, pois apresentam quadros distintos de síndrome de abstinência.

  • Síndrome de abstinência de benzodiazepinicos: intensificação temporária dos sintomas que levaram a utilização do medicamento (ex. piora da ansiedade).
  • Síndrome de abstinência de barbitúricos: confusão e desorientação, náuseas, taquicardia, hipertermia.

Os benzodiazepínicos são rapidamente absorvidos pela via oral e apresentam rápida metabolização, produzindo metabólitos ATIVOS, como por exemplo Diazepam --> Desmetildiazepam --> Oxazepam --> Conjugação!

Após serem absorvidos, os benzodiazepínicos ligam-se a proteínas plasmáticas, o que NÃO GERA MUDANÇA na sua lipossolubilidade e REDUZ a taxa de metabolização.

Os benzodiazepínicos em superdosagem aguda são considerados SEGUROS (maior IT), porque NÃO causam depressão cardiovascular.

Os benzodiazepínicos são metabolizados por conjugação com glicuronídeo e eliminados pela urina.

Os sintomas observados na síndrome de abstinência pelos benzodiazepínicos são DIFERENTES aos observados para os barbitúricos.

No capítulo sobre ansiolíticos, Dale diz que ''Em sobredosagem os benzodiazepínicos causam sono prolongado com depressão grave das funções respiratória e cardiovascular.'' Então não sei qual fonte foi levada em consideração na letra C

Segundo Goodman, raramente benzodiazepínicos causam depressão respiratória ou cardiovascular severa em sobredosagens, mas doses terapêuticas podem causar depressão respiratória em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo