No Balanço Financeiro, a discriminação por fonte/destinação ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q873321 Contabilidade Pública
No Balanço Financeiro, a discriminação por fonte/destinação de recurso possibilita evidenciar a origem e a aplicação:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O Balanço Financeiro (BF)  evidencia as receitas e despesas orçamentárias, bem como os ingressos e dispêndios extraorçamentários, conjugados com os saldos de caixa do exercício anterior e os que se transferem para o início do exercício seguinte.

 

O Balanço Financeiro é composto por um único quadro que evidencia a movimentação financeira das entidades do setor público demonstrando:

 

Receita orçamentária realizada e a despesa orçamentária executada, por fonte / destinação de recurso, discriminando as ordinárias e as vinculadas;

 

Recebimentos e os pagamentos extraorçamentários;

 

Transferências financeiras recebidas e concedidas, decorrentes ou independentes da execução orçamentária, destacando os aportes de recursos para o RPPS;

 

Saldo em espécie do exercício anterior e para o exercício seguinte.

 

Em geral, um resultado financeiro positivo é um indicador de equilíbrio financeiro. No entanto, uma variação positiva na disponibilidade do período não é sinônimo, necessariamente, de bom desempenho da gestão financeira, pois pode decorrer, por exemplo, da elevação do endividamento público. Da mesma forma, a variação negativa não significa, necessariamente, um mau desempenho, pois pode decorrer de uma redução no endividamento. Portanto, a análise deve ser feita conjuntamente com o Balanço Patrimonial, considerando os fatores mencionados e as demais variáveis orçamentárias e extraorçamentárias.

 

A discriminação por fonte / destinação de recurso permite evidenciar a origem e a aplicação dos recursos financeiros referentes à receita e despesa orçamentárias.

Mcasp- página 379

Letra E

BF representa a parte financeira das receitas e despesas orçamentárias, bem como dos ingressos e dispendios extraorcamentários.

Se inclui receitas e despesas orçamentárias, bem como dos ingressos e dispendios extraorcamentários, por que não pode ser a letra B?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo