Para que um Município possa ser beneficiado com transferênci...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1985391 Direito Tributário
Para que um Município possa ser beneficiado com transferências voluntárias de outros entes federados, deve, nos termos da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000), instituir e efetivamente arrecadar, necessariamente, os seguintes tributos municipais:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

SÓ IMPOSTOS É DE ARREDAÇÃO OBRIGATÓRIA, para receber tranferências voluntárias.

LRF

Art. 11. Constituem requisitos essenciais da responsabilidade na gestão fiscal a instituição, previsão e efetiva arrecadação de todos os tributos da competência constitucional do ente da Federação.

Parágrafo único. É vedada a realização de transferências voluntárias para o ente que não observe o disposto no caput, no que se refere aos impostos.

TBI?

TBI ou ITBI ....

GABARITO C

Primeiro de tudo, a Lei Complementar 101/2000, que regula normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, estabeleceu em seu art. 11 que constituem requisitos essenciais da responsabilidade na gestão fiscal a instituição, previsão e efetiva arrecadação de todos os tributos da competência constitucional do ente da Federação, vedando, no parágrafo único do mesmo dispositivo legal, a realização de transferências voluntárias para o ente que não observe essa disposição, ou seja, a instituição, previsão e arrecadação de todos os tributos de sua respectiva competência.

Sabendo disso, resta o conhecimento acerca dos impostos municipais, cuja competência está prevista no art. 156 da CF:

Art. 156. Compete aos Municípios instituir impostos sobre:

I - propriedade predial e territorial urbana; IPTU

II - transmissão "inter vivos", a qualquer título, por ato oneroso, de bens imóveis, por natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição; ITBI

III - serviços de qualquer natureza, não compreendidos no art. 155, II, definidos em lei complementar. ISS

eliminei a C de cara por causa do TBI, pois como na letra C está escrito ITBI imaginei que não é erro de digitação, pois imaginei que eles estavam falando de outro imposto TBI que não existe.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo