Atualmente, existem mais de 20 fármacos antipsicóticos disp...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1666179 Medicina Legal
Atualmente, existem mais de 20 fármacos antipsicóticos disponíveis no mercado. A clorpromazina é um fármaco importante no tratamento das doenças psicóticas e está sendo prescrita para os pacientes psicóticos desde a década de 50. A respeito da interação entre esse fármaco e o organismo do paciente, assinale a opção correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a A: A clorpromazina atua bloqueando os receptores pós-sinápticos dopaminérgicos mesolímbicos no cérebro.

A clorpromazina é um dos antipsicóticos mais antigos e eficazes usados no tratamento de transtornos psicóticos, como a esquizofrenia. O mecanismo de ação principal desses fármacos envolve o bloqueio dos receptores dopaminérgicos D2 no sistema mesolímbico, uma área do cérebro associada a emoções e comportamento. Este bloqueio ajuda a reduzir os sintomas positivos da psicose, como alucinações e delírios.

Vamos analisar as alternativas incorretas:

Alternativa B: A clorpromazina é rapidamente absorvida pela via oral, elevando a concentração plasmática horas após a administração, mesmo durante seu uso crônico.

Comentário: A clorpromazina possui uma absorção oral variável e não é considerada rapidamente absorvida. Além disso, sua concentração plasmática pode ser influenciada por muitos fatores, incluindo a via de administração e a metabolização hepática.

Alternativa C: A clorpromazina é altamente lipofóbica e apresenta alta capacidade de se acumular em órgãos muito vascularizados, como o cérebro, o pulmão e o fígado.

Comentário: Na verdade, a clorpromazina é lipofílica, o que significa que ela tem afinidade por lipídios e pode se acumular em tecidos ricos em gordura. Essa propriedade ajuda no seu acúmulo em tecidos como o cérebro e o fígado, mas a descrição da questão está incorreta ao mencionar que ela é lipofóbica.

Alternativa D: A administração conjunta de anti-histamínico e clorpromazina é bem tolerada pelo paciente.

Comentário: Embora a clorpromazina tenha propriedades anti-histamínicas, a combinação com outros anti-histamínicos pode aumentar os efeitos colaterais, como sedação excessiva e efeitos anticolinérgicos, o que nem sempre é bem tolerado pelos pacientes.

Alternativa E: Pacientes que utilizam clorpromazina apresentam toxicidade aguda alta nos primeiros dias, associada a imprevisibilidade de resposta clínica.

Comentário: A clorpromazina não está associada a uma alta toxicidade aguda nos primeiros dias de tratamento. Os efeitos adversos são conhecidos e geralmente são gerenciáveis, e a resposta clínica é relativamente previsível.

Resumo: Para responder corretamente a essa questão, é essencial conhecer o mecanismo de ação dos antipsicóticos, especialmente da clorpromazina, e entender as propriedades farmacocinéticas e farmacodinâmicas desses medicamentos. Com isso, é possível eliminar as alternativas incorretas e confirmar a correta.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A - A clorpromazina atua bloqueando os receptores póssinápticos dopaminérgicos mesolímbicos no cérebro.

O mecanismo de ação dos antipsicóticos clássicos parece ser mediado pela neurotransmissão dopaminérgica. Esses medicamentos clássicos têm como característica principal bloquear a dopamina no nível dos receptores pré e pós-sinápticos (Graeff, 1989; Graeff et aI., 1999; Marder &Van Putten,1995; Reynolds, 1992;Tallman, 2000)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo