Em relação ao uso do vocativo nas comunicações oficiais, an...
I. Com exceção do Presidente da República, as demais autoridades, mesmo aquelas tratadas por Vossa Excelência, receberão o vocativo “Senhor” ou “Senhora” seguido do cargo respectivo.
II. Quando o destinatário for um particular, no vocativo, pode-se utilizar “Senhor” ou “Senhora” seguido do nome do particular.
III. Quando o destinatário for um particular, no vocativo, é vedado o uso de “Prezado Senhor” ou “Prezada Senhora”.
Está(ão) CORRETO(S):
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (9)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Os pronomes de tratamento não apenas referenciam atributos à pessoa à qual se destina uma produção textual. Eles também são uma maneira respeitosa de se referir a uma pessoa em relação ao cargo que ocupa. Há pronomes de tratamento específicos para endereçamento, vocativo e tratamento no corpo para que a hierarquia das comunicações também seja mantida ainda que em ambiente externo ao da Administração Pública.
Vamos analisar cada uma das afirmações abaixo conforme o que encontramos no Manual de Redação Oficial da Presidência da República:
I. “Vossa Excelência” é um pronome de tratamento no corpo do texto. O vocativo adequado para o cargo de Presidente da República, bem como para os cargos de Presidente do Congresso Nacional e Presidente do Supremo Tribunal Federal, é Excelentíssimo + Senhor + Cargo que ocupa. INCORRETA
II. Quando o nível de formalidade não exigir um tratamento de tão alta honraria, como o caso de Presidentes, é possível usar Senhor + nome do particular: “Na hipótese de comunicação com particular, pode-se utilizar o vocativo Senhor ou Senhora e a forma utilizada pela instituição para referir-se ao interlocutor: beneficiário, usuário, contribuinte, eleitor etc.” (BRASIL, 2018, p. 26) CORRETA
III. Na comunicação com particulares, “pode-se utilizar Senhor ou Senhora seguido do nome do particular ou pode-se utilizar o vocativo “Prezado Senhor” ou “Prezada Senhora” (BRASIL, 2018, p. 27). INCORRETA
Apenas a II afirmação está adequada.
Gabarito da Professora: Letra B.
REFERÊNCIA:
BRASIL, Presidência da República. Manual de Redação da Presidência da República. 3 ed. Brasília: Presidência da República, 2018.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Fundamentação?
I. Com exceção do Presidente da República, as demais autoridades, mesmo aquelas tratadas por Vossa Excelência, receberão o vocativo “Senhor” ou “Senhora” seguido do cargo respectivo.
Vocativo Excelentíssimo (3P): Presidente Da República, Presidente do Congresso Nacional e Presidente do STF.
Em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder, utiliza-se a expressão Excelentíssimo Senhor ou Excelentíssima Senhora e o cargo respectivo, seguidos de vírgula.
As demais autoridades (não só o Presidente da república), mesmo aquelas tratadas por Vossa Excelência, receberão o vocativo Senhor ou Senhora seguido do cargo respectivo.
Comunicação com particular:
Senhor(a) beneficiário (a)/contribuinte,etc
Senhor (a) + nome do particular ou
Prezado (a) Senhor (a)
MRPR 3ª Edição 2018.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo