Considerando as ideias e os aspectos linguísticos do texto a...
No texto, os termos “no máximo” (l.8-9) e “sem aviso” (l.12) estão isolados por vírgulas porque ambos exercem função adverbial nas orações a que pertencem e foram deslocados de suas posições originais, ou seja, não estão em ordem direta.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (34)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
É possível notar que os trechos sublinhado e em itálico acima correspondem a duas orações diferentes, e o termo "sem aviso", apesar de estar no meio da frase, encontra-se no fim da primeira oração. Logo, não está deslocado de sua posição original.
O problema se encontra, justamente em afirmar que os dois períodos estão fora da órdem direta (SVO) = Sujeito+Verbo+Objeto.
Quanto ao primeiro trecho> "Só que Pedro se distraía com as datas, com os prazos, com o horário das provas, distraía-se com os conceitos e as teorias do direito e, no máximo, conseguia guardar um punhado de palavras-chave..." >Realmente está deslocado, pois, na órdem direta o trecho ficaria assim> "Só que Pedro se distraía com as datas, com os prazos, com o horário das provas, distraía-se com os conceitos e as teorias do direito e, conseguia guardar no máximo um punhado de palavras-chave..." Até esse momento a questão está verdadeira.
O erro está na afirmação que o segundo trexo está deslocado, como citado acima pelo colega, porquanto não há mudança na órdem e foi respeitada a relação sintática e semântica na órdem direta com o verbo "chegar".
Obrigado.
"Sem aviso" está separado por vírgula porque é uma enumeração de expressões que são sintaticamente equivalentes: adj adverbiais.
Segundo Celso Cunha e Lindley Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo, pp. 641-642, «A vírgula serve [...] para isolar o adjunto adverbial antecipado», porém, «quando os adjuntos adverbiais são de pequeno corpo (um advérbio, por exemplo [como é o caso da palavra nomeadamente]), costuma-se dispensar a vírgula. A vírgula é, contudo, de regra quando se pretende realçá-los
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo