O estado da Paraíba editou uma lei cujo artigo 1.º foi assi...
Art. 1.º Ficam criadas oitenta funções de confiança de Agente Judiciário de Vigilância, de provimento em comissão, para prestar serviços de vigilância aos órgãos do Poder Judiciário.
Nessa situação hipotética, o artigo em questão
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (13)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CF
V - as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento;
Para agregar:
A competência para propor a criação de cargos no Poder Judiciário:
Art. 96, CF - "Compete privativamente:
II - ao Supremo Tribunal Federal, aos Tribunais Superiores e aos Tribunais de Justiça propor ao Poder Legislativo respectivo, observado o disposto no art. 169:
b) a criação e a extinção de cargos e a remuneração dos seus serviços auxiliares e dos juízos que lhes forem vinculados, bem como a fixação do subsídio de seus membros e dos juízes, inclusive dos tribunais inferiores, onde houver; "
GABARITO - E
DIFERENCIANDO:
CARGOS EM COMISSÃO / CARGOS COMISSIONADOS
►atribuições de direção, chefia e assessoramento
►podem ser ocupados por qualquer pessoa, servidor público ou não
FUNÇÃO DE CONFIANÇA
►atribuições de direção, chefia e assessoramento
►exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo
Bons estudos!
Iria ficar uma zona se qualquer cargo pudesse ser assumido por confiança. Existiria muita "peixada"
gabarito: E
Olá, companheiras (os)!
A) Incorreta - pois fere dispositivo legal ou constitucional.
B) Incorreta - fere apenas dispositivos legais, e não respeita todas as normas e princípios constitucionais relacionados à administração pública.
C) Incorreta - Desobedece o inciso V do artigo 37 da CF, que assim dispõe: “V as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos caso, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento.”
D) Incorreta - fere, tão-somente, a regra constitucional que prevê a obrigatoriedade da prévia aprovação em concurso público para a investidura em cargos e empregos públicos.
E) Correta - viola regra constitucional que prevê que as funções de confiança destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento, além de ferir a regra também inscrita na CF que prevê a obrigatoriedade da prévia aprovação em concurso público para a investidura em cargos e empregos públicos.
Observação: Atenção ao emprego das palavras QUALQUER, TODAS, APENAS E TÃO SOMENTE no contexto frasal.
No caso em comento, leitura seca da lei.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo