A profilaxia de algumas doenças de plantas pode ocorrer com ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é C - certo.
O tema central da questão é o manejo de doenças em plantas, enfocando especialmente o conceito de profilaxia, que se refere a um conjunto de medidas preventivas para evitar a ocorrência ou minimizar o impacto de doenças nas plantas.
Para entender essa questão, é importante ter conhecimento sobre os fatores que causam doenças nas plantas, que incluem agentes bióticos como fungos, bactérias e insetos, e fatores abióticos como condições ambientais adversas. Além disso, o conceito de triângulo da doença é fundamental: ele consiste na interação entre um hospedeiro suscetível, um agente causal de doença e condições ambientais favoráveis para o desenvolvimento da doença.
Na explicação detalhada da alternativa correta, a questão destaca que a profilaxia de doenças, como o controle de insetos vetores de viroses (por exemplo, mosca-branca, pulgões e vaquinhas) e o tratamento de sementes para patógenos do solo, pode prevenir o aparecimento de doenças ou impedir que elas causem prejuízos significativos. Estas são práticas de manejo integrado que combinam várias técnicas para fortalecer a resistência das plantas e reduzir a pressão das doenças.
A alternativa C é a correta porque reconhece a importância dessas medidas no manejo de doenças vegetais e sua eficácia na prevenção de danos nas culturas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O gabarito da questão está correto. Eu marquei a questão como errada, pois pensei na "vaquinha" somente provocando danos enquanto larva se alimentando das raízes e interferindo na absorção de nutrientes e água etc. Achando que aí estaria o erro da questão... Mas encontrei que os maiores danos ocasionados por esses insetos no feijão-caupi , por exemplo, são provocados pela capacidade de transmitirem vírus. C. arcuata e D. speciosa transmitem o vírus do mosaico severo do feijão-caupi.
O Mosaico Rugoso da Soja (VMRuS) foi detectado no Brasil, em 1987. Esse vírus não se transmite por sementes de soja, sua principal fonte são plantas de feijão próximas às lavouras de soja. Em alguns locais, as duas culturas coexistem. Dessa forma o vírus pode se transferir do feijão para a soja, através dos insetos vetores (vaquinhas).
Então questão correta!
que questão boa, redonda
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo