No campo da educação, não há proposta pedagógica que esteja ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - A educação propõe desvendar as contradições da sociedade para trabalhá-las realisticamente, recusando tanto o otimismo ilusório quanto o pessimismo imobilizador.
Para compreender essa questão, é importante estar a par de diferentes perspectivas filosóficas e políticas que influenciam as concepções de educação. Quando falamos sobre a educação como um meio de transformação da sociedade, estamos nos referindo a uma visão que considera a educação como uma força capaz de provocar mudanças sociais significativas ao desvendar as contradições existentes e buscar soluções realistas para os problemas enfrentados.
A alternativa C é correta pois reflete a ideia de que a educação não deve ser nem excessivamente otimista, acreditando que tem o poder absoluto de curar todos os males da sociedade (o que pode levar a uma abordagem ingênua ou idealista), nem excessivamente pessimista, a ponto de acreditar que não é possível fazer nada para melhorar as condições sociais (o que pode levar à inação). Em vez disso, uma abordagem transformadora da educação seria aquela que se baseia em uma análise crítica das realidades sociais e busca formas de atuação práticas e viáveis para promover mudanças positivas.
O papel transformador da educação envolve entender e agir sobre as tensões e desigualdades presentes na sociedade, o que implica em uma postura crítica e reflexiva por parte dos educadores e das instituições de ensino. Assim, essa visão se alinha com teorias educacionais progressistas e críticas, como as de Paulo Freire, que enfatizam a educação como prática de liberdade e instrumento para a emancipação humana.
Essa compreensão contrasta com as outras alternativas, que ou sugerem uma perspectiva redentora e otimista (Alternativa A), ou focam na manutenção da ordem social existente e na integração dos indivíduos sem questionar as estruturas de poder (Alternativa B), ou ainda enfatizam uma visão excessivamente crítica sem apontar para a possibilidade de transformação (Alternativa D).
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS SEGUNDO LUCKESI SÃO:
- REDENTORA: A EDUCAÇÃO SALVA O MUNDO (OTIMISMO INGÊNUO). AUTONOMIA DA EDUCAÇÃO SOBRE A SOCIEDADE. ELA OCULTA AS DESIGUALDADES SOCIAIS. À EDUCAÇÃO CABE A RECUPERAÇÃO DA HARMONIA PERDIDA.
- REPRODUTORA: NÃO TEM MAIS O QUE FAZER (VISÃO PESSIMISTA). A ESCOLA DISCRIMINA OS ESTUDANTES DAS CLASSES MAIS POBRES. ELA DESIGNA CADA INDIVÍDUO A PAPEIS SOCIAIS JÁ DETERMINADOS. VISÃO CRÍTICA, PORÉM NÃO HÁ PROPOSIÇÕES PARA MUDAR A SITUAÇÃO.
- TRANSFORMADORA: A ESCOLA ELA PODE REPRODUZIR, MAS ELA PODE TRANSFORMAR. ELA PRECISA DESENVOLVER A CRÍTICA, A CONSCIENTIZAÇÃO E DAR ACESSO AO CONHECIMENTO ELABORADO. CONHECIMENTO É PODER. VISÃO CRÍTICA, A EDUCAÇÃO PODE REPRODUZIR, CONTUDO PELA EDUCAÇÃO SE TEM A CHANCE DE CONSTITUIR UM OUTRO PROJETO DE SOCIEDADE, QUE SERIA UMA VISÃO TRANSFORMADORA DESSE CARÁTER DA ESCOLA.
NENHUMA DAS TRÊS DÃO PROPOSIÇÕES PARA A RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS.
A. A educação tem o dever de ser otimista com relação ao seu poder de transformar a sociedade e de curá-la de suas mazelas. Educação Redentora
B. A educação deve reforçar os laços sociais, promover a coesão social e garantir a integração de todos os indivíduos no corpo social. Educação Redentora
C. A educação propõe desvendar as contradições da sociedade para trabalhá-las realisticamente, recusando tanto o otimismo ilusório quanto o pessimismo imobilizador.
D. A educação deve ser crítica em relação à compreensão do seu papel na sociedade e preconizar a submissão do processo educativo a seus condicionantes. Educação Reprodutora
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo