Assinale a alternativa que traduz uma ideia de possibilidade:
TEXTO I
Vida no cinema
Luis Fernando Veríssimo
Os filmes que antigamente não foram preparados para a vida.Em alguns casos, continuamos nos iludindo. Por exemplo: briga de socos. Entre as convenções de cinema que persistem até hoje, uma pessoa que produz socos na cara que nunca ouviu antes.
O choque do punho contra o rosto faz estragos nos rostos - ou não, era comum que os brigões quase matavam murros terminarem sem nenhuma marca nos rostos - mas poupava os punhos. E como sabe quem, mal informado pelo cinema, entrou em uma briga na sociedade ou pega quando o alvo sofre tanto quanto o alvo.
No cinema antigamente você já sabia: quando alguém toca, era porque morria em pouco tempo. Ele nunca significa apenas algo preso na garganta ou uma passagem - era uma morte certa. Quando um casal se beijava apaixonadamente e em seguida desparecia da tela era sinal de que estavam separados. E depois, não falhava: a mulher aparecia grávida.
Nunca se sabe o que aconteceu, exatamente, depois que o casal desapareceu da tela, não é uma época do filme francês. Pode-se dizer o mesmo que o começo da mudança de cinema americano começou na primeira vez em que uma câmera acompanhou uma descida de um casal e mostrou ou o que causou deitados. Depois desse momento revolucionário, não demorado, até aparecer o beijo da língua e o seio dos fóruns. E chegar ao cinema americano de hoje, em que, duas palavras-chave, uma é fucking.
Se a vida fosse como o cinema dizia, nunca faltava uma bala nas nossas pistolas ou gelo no caldeirão para o nosso público quando chegávamos em casa.Sempre que tivermos que sair para pressionar um restaurante, atiraríamos dinheiro em cima da mesa sem precisar continuar e esperar sem esperar pelo garçom, ter problemas com uma nota. Seria uma vida mais simples, com núcleos ou em preto e branco, interrompida por números de músicas que cantam acompanhadas por violinos invisíveis, e quando dança com nossas amigas, seria como se tivéssemos ensaiado durante semanas, e não erraria um passo, e seríamos felizes até the end.
Fonte: http://goo.gl/rKlT0u
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (5)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
D)[...] se a vida fosse como o cinema nos dizia.
⨠ O verbo ser está conjugado no pretérito imperfeito do modo subjuntivo, modo que expressa dúvida.
GABARITO. D
✅ Gabarito: D
✓ [...] se a vida fosse como o cinema nos dizia.
➥ Temos, em destaque, uma conjunção subordinativa condicional (=traz o valor de hipótese, possibilidade, incerteza), além disso, o verbo "ser" está conjugado no pretérito imperfeito do modo subjuntivo, modo que expressa incerteza/dúvida.
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
OBS: ESSA CORRELAÇÃO ENTRE O PRETÉRITO IMPERFEITO DO SUBJUNTIVO (FOSSE) COM O PRETÉRITO IMPERFEITO DO INDICATIVO (DIZIA) ESTÁ CERTA. GERALMENTE SE FAZ COM O FUTURO DO PRETÉRITO DO INDICATIVO (DIRIA).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo