Distribuir-se-ão por dependência as causas de qualquer natur...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q15138 Direito Processual Civil - CPC 1973
Distribuir-se-ão por dependência as causas de qualquer natureza quando, tendo sido extinto o processo, sem julgamento de mérito, for reiterado o pedido,
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver a questão proposta, é essencial compreender o conceito de litisconsórcio e como ele se aplica na distribuição de causas por dependência, especialmente quando o processo é extinto sem julgamento de mérito.

O tema abordado na questão está relacionado ao artigo 253 do Código de Processo Civil de 1973 (CPC/73), que trata da distribuição por dependência. Segundo este artigo, quando uma ação é extinta sem julgamento do mérito e é proposta novamente, ela deve ser distribuída por dependência ao mesmo juízo, mesmo que haja alterações no polo passivo ou a inclusão de novos autores no polo ativo, desde que o pedido seja o mesmo.

Vamos analisar a alternativa E, que é a correta:

E - ainda que em litisconsórcio com outros autores ou que sejam parcialmente alterados os réus da demanda.

Essa alternativa está correta pois reflete a possibilidade de a ação ser proposta novamente, com a inclusão de novos autores (litisconsórcio ativo) ou a alteração parcial dos réus (polo passivo), mantendo-se o mesmo pedido. Isso está em conformidade com o entendimento do CPC/73 sobre a distribuição por dependência.

Agora, vamos entender por que as outras alternativas estão incorretas:

A - ainda que sejam parcialmente alterados os réus da demanda, sendo vedada a possibilidade de formação de litisconsórcio ativo com outros autores.

Esta alternativa está incorreta porque não há vedação para a formação de litisconsórcio ativo. A lei permite que novos autores se juntem ao processo, desde que o pedido original seja mantido.

B - ainda que em litisconsórcio com outros autores ou que sejam totalmente alterados os réus da demanda.

Esta alternativa está incorreta porque a alteração total dos réus não está prevista para a distribuição por dependência. A substituição completa dos réus poderia caracterizar uma nova demanda, não apenas uma distribuição por dependência.

C - desde que não haja alteração dos polos ativo e passivo da demanda.

Esta alternativa está incorreta porque a legislação admite a alteração dos polos ativo e passivo, desde que o pedido original seja o mesmo, o que permitiria a distribuição por dependência.

D - ainda que em litisconsórcio com outros autores, sem possibilidade de alteração dos réus da demanda.

Esta alternativa está incorreta porque ela limita a alteração do polo passivo, o que não é uma exigência do CPC/73. A alteração parcial dos réus é permitida.

Para ilustrar, imagine que uma ação foi proposta e extinta sem julgamento de mérito contra a empresa X. Se o autor desejar reiniciar o processo, poderá incluir outro autor ou alterar parcialmente os réus, como incluir a empresa Y no lugar de X, mantendo o mesmo pedido. Nesse caso, a ação será distribuída por dependência ao juízo original.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

CPC Art. 253. Distribuir-se-ão por dependência as causas de qualquer natureza:II - quando, tendo sido extinto o processo, sem julgamento de mérito, for reiterado o pedido, ainda que em litisconsórcio com outros autores ou que sejam parcialmente alterados os réus da demanda; (Redação dada pela Lei nº 11.280, de 2006)
Art. 253, II: Distribuir-se-ão por dependência as causas de qualquer natureza (...) quando, tendo sido extinto o processo, sem julgamento de mérito, for reiterado o pedido, ainda que em litisconsórcio com outros autores ou que sejam parcialmente alterados os réus da demanda.
A competência, neste caso, em que pese se dá por prevenção, é absoluta, classificada pela maioria da doutrina como competência funcional.
Distribuir-se-ão por dependência as causas de qualquer natureza quando, tendo sido extinto o processo, sem julgamento de mérito, for reiterado o pedido, ainda que em litisconsórcio com outros autores ou que sejam parcialmente alterados os réus da demanda. Artigo 253 do CPC.Alternativa correta letra "E".
Isso ocorre também para evitar que o autor formule várias ações idênticas, fazendo com que quando elas forem distribuídas uma delas caia na Vara de um Juiz de sua preferência, em seguidas renunciaria as demais ações.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo