O protocolo LDAP, integrado à Internet sobre o TCP/IP, signi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q52779 Redes de Computadores
O protocolo LDAP, integrado à Internet sobre o TCP/IP, significa
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Resposta correta: A - Lightweight Directory Access Protocol.

O LDAP (Lightweight Directory Access Protocol) é um protocolo de aplicação aberto e independente que facilita a consulta e a manipulação de serviços de diretório via rede de computadores. O LDAP é utilizado para localizar pessoas, organizações, e outros recursos como arquivos e dispositivos em uma rede, seja na internet ou em intranets corporativas. O protocolo opera sobre o TCP/IP, permitindo a comunicação entre os diferentes serviços e softwares que necessitam interagir com diretórios.

É muito importante para profissionais da área de redes de computadores e para quem está se preparando para concursos na área de TI ter conhecimento sobre este protocolo, uma vez que ele é amplamente utilizado em uma variedade de aplicações relacionadas à segurança, como sistemas de autenticação e autorização, diretórios de empregados de empresas, entre outros.

A alternativa A é correta pois reflete exatamente o significado da sigla LDAP. As outras alternativas apresentam variações incorretas tanto no uso do termo "Lightweight" quanto nos termos subsequentes, como "Data" e "Dynamic", que não fazem parte do nome correto do protocolo.

Portanto, ao lembrar que LDAP se refere a um protocolo que acessa "diretórios" (ou seja, "Directory"), e que é conhecido por ser "leve" (ou seja, "Lightweight"), e o faz através de um "protocolo" (ou seja, "Access Protocol"), você pode facilmente identificar a resposta correta como sendo a alternativa A.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Lightweight Directory Access Protocol, ou LDAP, é um protocolo para atualizar e pesquisar diretórios rodando sobre TCP/IP. Um diretório LDAP geralmente segue o modelo X.500, que é uma árvore de nós, cada um consistindo de um conjunto de atributos com seus respectivos valores. O LDAP foi criado como uma alternativa ao muito mais incômodo Directory Access Protocol (DAP).

O LDAP é uma definição de protocolo para acesso a bancos de dados especializados chamados diretórios. É similar ao SQL no sentido que é uma linguagem para interagir com bancos de dados sem especificar um banco de dados particular. De fato, o banco de dados de suporte ao LDAP é quase sempre um sistema RDBMS geral, como o LDBM ou o Oracle.

Nas diversas tecnologias que empresas de médio e grande porte utilizam hoje em dia, uma área para autenticação é exigida por praticamente todos os sistemas, o que pode muitas vezes ocasionar uma variada quantidade de cadastro de utilizadores replicados entre os sistemas. Como exemplo daquele utilizador que tem muitos "logins" e "senhas" para acesso aos sistemas da empresa e toda semana precisa lembrar ou alterar alguma informação de seu cadastro. Ex: login e senha para acesso a máquina, a rede, ao e-mail, ao sistema de gestão, sistema de documentos, etc. Desta forma o usuário fica confuso e a equipe de TI simplesmente perde tempo com o serviço repetitivo e de suporte. Um servidor de diretórios como o Open LDAP ou MS Active Directory recebe esta autenticação dos muitos sistemas; o protocolo LDAP serve justamente para outras aplicações quaisquer da empresa se conectarem e consultarem um servidor de diretórios.

a-

LDAP (lightweight directory access protocol) é um protocolo de rede para consulta e alterações de informações de serviços de diretorios, estando em sua 3° versao especificado em RFC 4510 a 4532

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo