O projeto de construção da represa da usina hidrelétrica de ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q90967 Atualidades
Com relação ao meio ambiente, julgue os próximos itens.

O projeto de construção da represa da usina hidrelétrica de Belo Monte foi abandonado pelo governo federal após a constatação dos impactos ambientais da obra e de sua inviabilidade financeira.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A construção da usina de Belo Monte foi obra prevista no PAC sob pretexto de desenvolvimento do país na questão energética. Dilma Rousseff, durante o COP 15, em Copenhague, chegou a dizer, em outras palavras, que "se não fosse o maldito meio ambiente, o Brasil se desenvolveria mais rapidamente".

Os protestos em relação a essa obra surgiram devido ao fato do alagamento provocado pela mudança de curso do rio Xingu, inundando vilarejos que sobrevivem principalmente da pesca na região. Mesmo assim, o Governo Federal julga necessária a obra, e inclusive, cobra da empresa construtora, ações no sentido de minimizar os impactos sociais e ambientais provocados em prol do desenvolvimento nacional.
Importa lembra que outra crítica se deve ao fato de que a energia gerada por Belo Monte não irá beneficiar tanto a região Norte e Centro Oeste, mas sim as regiões Nordeste e Sudeste. O problema, segundo especialistas da área, é que durante o tráfego dessa rede, muito da energia gerada irá se perder, não servindo para as necessidades atuais e futuras.
Errado.

Belo Monte é um projeto de construção de uma usina hidrelétrica previsto para ser implementado em um trecho de 100 quilômetros no Rio Xingu, no estado brasileiro do Pará.[1] Sua potência instalada será de 11.233 MW, o que fará dela a maior usina hidrelétrica inteiramente brasileira,[2] visto que a Usina Hidrelétrica de Itaipu está localizada na fronteira entre Brasil e Paraguai.

De acordo com o site governamental Agência Brasil, Belo Monte será a única usina hidrelétrica do Rio Xingu.[3] O lago da usina terá uma área de 516 km², mostrada no mapa de localização para o Google Earth. A usina também teria três casas de força, contudo, após revisão do projeto, a casa de força do sítio Bela Vista deixou de constar do projeto. Permanecem as casas de força do sítio Pimental e do sítio Belo Monte.

A previsão é que, ao entrar em operação em 2015[4], a usina será a terceira maior hidrelétrica do mundo, atrás apenas da chinesa Três Gargantas e da binacional Itaipu,[5] com 11,2 mil MW de potência instalada.[6] Seu custo é estimado hoje em R$ 19 bilhões.[7] A energia assegurada pela usina terá a capacidade de abastecimento de uma região de 26 milhões de habitantes, com perfil de consumo elevado como a Região Metropolitana de São Paulo.
Resumindo, o Brasil mais uma vez opta por não assumir a liderança em em geração de energia limpa, renovável e de baixo impacto ambiental, como a eólica e solar.

Está em andamento e podemos dizer que é a 3 maior do mundo.

--------------------------------------------------------------------

Instagram : @thiagoborges0101 

¨Uma mente que se expande jamais voltará ao seu tamanho original¨

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo