Assinale a alternativa que NÃO apresenta emprego de linguage...
(Clarice Niskier – Revista da Cultura – Disponível em www.livrariacultura.com.br – adaptação)
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (5)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
✅ Gabarito: D
A) “dê nome aos bois” (l. 17) → INCORRETO. Aqui temos uma linguagem figurada, a expressão em destaque denota a ideia para que a pessoa seja clara, diga de quem está falando.
B) “das intempéries do pensamento” (l. 19) → INCORRETO. Aqui temos uma linguagem figurada, a ideia denota a negatividade daquilo que pensamos.
C) “ao lado de nomes consagrados” (l. 21) → INCORRETO. Aqui temos uma linguagem figurada, denota a ideia de alguém importante, de grande destaque.
D) “A escolha de não fazer a série envolveu certo sofrimento” (l. 25-26) → CORRETO. Aqui temos uma linguagem denotativa, real, dos dicionários.
E) “Em cada trabalho, a semente do próximo” (l. 34-35) → INCORRETO. Aqui temos uma linguagem figurada, o substantivo "semente" denota a ideia de início, algo que está nascendo, começando.
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
A questão é sobre linguagem figurada e quer saber qual das alternativas NÃO apresenta emprego de linguagem figurada. Vejamos:
.
Linguagem figurada ou conotação: sentido simbólico das palavras, não literal.
Linguagem literal ou denotação: sentido literal, básico, usual, real.
.
Denotativa = De verdade
Conotativa = Conto de fadas
.
A) “dê nome aos bois” (l. 17).
Errado. Há, nesse caso, uma linguagem figurada (simbólica).
"Dar nome aos bois", no sentido figurado, significa informar os nomes dos envolvidos, dizer quem é responsável pelo quê. No sentido denotativo, seria colocar o nome em bois.
.
B) “das intempéries do pensamento” (l. 19).
Errado. Há, nesse caso, uma linguagem figurada (simbólica).
Intempérie quer dizer "tempestade, temporal, vendaval, desgraça...". As "intempéries do pensamento", no sentido figurado, significam que o pensamento está nebuloso, conturbado... No sentido denotativo, significaria uma chuva, uma tempestade de pensamento.
.
C) “ao lado de nomes consagrados” (l. 21).
Errado. Há, nesse caso, uma linguagem figurada (simbólica).
No sentido figurado, um nome consagrado é um nome aclamado, que se tornou conhecido. Nesse caso, "nomes consagrados" são os nomes de pessoas conhecidas, famosas. No sentido denotativo, seriam nomes consagrados a alguém ou a alguma coisa.
.
D) “A escolha de não fazer a série envolveu certo sofrimento” (l. 25-26).
Certo. Há, nesse caso, uma linguagem literal, denotativa (real).
Neste caso, foram usadas palavras com o seu verdadeiro significado, isto é, referentes às coisas tais como elas são. Na frase, a escolha não feita trouxe realmente um sofrimento.
.
E) “Em cada trabalho, a semente do próximo” (l. 34-35).
Errado. Há, nesse caso, uma linguagem figurada (simbólica).
Semente é algo que irá germinar e depois produzirá um novo organismo. No sentido figurado, "semente do próximo" é como dizer que após cada trabalho nascerá um próximo, um novo, e não que um trabalho vai ser plantado com uma semente.
.
Gabarito: Letra D
Consagrar tem origem no verbo latino consacrare, resultante da correção de consecrare e com o mesmo sentido de sacrare: «dedicar a Deus, aos deuses ou ao serviço divino; tornar sagrado» (José Pedro Machado, Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa).
https://dicionario.priberam.org/consaGRADO
Conforme a definição acima, percebe-se que utilizar a palavra consagrar no sentido de ter fama é um uso figurado, conotativo. O uso denotativo se refere ao serviço religioso, de acordo com a etimologia da palavra.
Obs: A dificuldade da questão é justamente saber o sentido denotativo da palavra consagrar . Pois, atualmente ela é mais utilizada no sentido figurado do que no sentido real.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo