Na linha 26, temos o emprego da conjunção “mas”. Ela poderia...
(Clarice Niskier – Revista da Cultura – Disponível em www.livrariacultura.com.br – adaptação)
Na linha 26, temos o emprego da conjunção “mas”. Ela poderia ser substituída por _____________, que também expressa a ideia de _____________, desde que _____________ alterações no período.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
✅ Gabarito: B
✓ Tudo contava a favor, mas/NO ENTANTO era como se minha intuição me perguntasse o que seriam cinco meses de contrato para fazer um seriado da mítica Disney, diante de um possível e longo tempo de aprendizado, de satisfação artística e financeira no teatro, local escolhido para viver.
➥ Temos, em destaque, uma conjunção coordenativa adversativa, ela expressa matiz semântica de adversidade, oposição, contradição, ressalva. Outras conjunções com essa mesma classificação: não obstante, porém, só que, contudo, senão (=mas sim), todavia, entretanto, no entanto, ainda assim.
➥ NÃO É NECESSÁRIO NENHUMA ALTERAÇÃO NA FRASE.
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
O gabarito do QC tá indicando que precisa fazer alteração, a meu ver, pode-se substituir por "no entanto" sem realizar qualquer outra mudança no fragmento.
Arthur Carvalho, se não precisa de alteração, então o gabarito correto não seria a letra A.
Importa, de saída, o registro: existe erro no gabarito. Não se deixem conduzir pela arbitrariedade da banca. Reitero: há erro no gabarito.
Tratando de equivalência conjuntiva e de pontuação, há notório equívoco quanto a este último campo. Veja fragmento maior eduzido do texto:
"Tudo contava a favor, mas era como se minha intuição me perguntasse o que seriam cinco meses de contrato para fazer um seriado da mítica Disney (...)"
O enunciado propõe substituição da conjunção adversativa "mas" por "no entanto" e levanta condição de mudança na estrutura, a despeito de haver clara dispensabilidade:
"Tudo contava a favor, no entanto era como se minha intuição me perguntasse o que seriam cinco meses de contrato para fazer um seriado da mítica Disney (...)"
A estrutura acima apresenta correção e respaldo gramatical. Leia ensinamento de Maria Tereza de Queiroz Piacentini em seu livro "Só Vírgulas — Método Fácil em Vinte Lições", p.57. Abaixo, fragmento extraído com as exatas palavras da mestra:
"Diferente de 'mas' (...) as adversativas porém, contudo, todavia, entretanto e no entanto podem iniciar ou findar orações, ou mesmo vir intercaladas". E arrola uma variedade de exemplos:
a) Gosto de chá, porém gosto ainda mais de café;
b) Ela me chamou, todavia não disse seu nome;
c) Não queria nada, no entanto ficou com a maior parte;
d) Consultei um médico; contudo de nada adiantou;
e) Quase gritei. Todavia, ninguém me escutou.
A autora segue discorrendo ser praticável inserir ponto e vírgula ou ponto final antes das locuções acima e segui-las de vírgula, mas isso não se afigura obrigatoriedade a ser seguida em rigor:
a) Consultei um médico; contudo de nada adiantou;
b) Não queria nada; no entanto, ficou com a maior parte;
c) Ela me chamou. Todavia, não disse seu nome;
d) Gosto de chá. Porém, a gripe continuou
Da lição apresentada, infere-se ser inexistente a necessidade de promover mudanças estruturais, podendo-se tão somente realizar a troca de "mas" por "no entanto". Por outra via, se se quisesse, poder-se-ia modificar a estrutura, consoante ao exposto acima.
Gabarito da banca: Letra B.
Gabarito do monitor: Questão nula, por não apresentar adequada opção de resposta.
O gabarito do QC está errado.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo