Considerando o emprego correto dos sinais de pontuação, anal...
(Clarice Niskier – Revista da Cultura – Disponível em www.livrariacultura.com.br – adaptação)
Considerando o emprego correto dos sinais de pontuação, analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) As vírgulas da linha 03 e 04 (primeira ocorrência) poderiam ser substituídas por duplo travessão sem prejuízo da correção gramatical do período.
( ) Na linha 20, o termo estrangeiro Desperate Housewives está grafado em itálico por não ser palavra pertencente à Língua Portuguesa, mas deveria ser grafado entre aspas, estando, portanto, incorreto.
( ) Nas linhas 40 e 41, por tratar-se de algo acerca do qual a autora não tem certeza, poder-se-ia terminar o período com ponto de interrogação sem prejuízo da correção gramatical do período.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
✅ Gabarito: C
(V) As vírgulas da linha 03 e 04 (primeira ocorrência) poderiam ser substituídas por duplo travessão sem prejuízo da correção gramatical do período → CORRETO. Macete colhido nos comentários do site: No bigode chinês não tem problema se trocar... (—,,,,—) vírgula, travessão e parênteses.
(F) Na linha 20, o termo estrangeiro Desperate Housewives está grafado em itálico por não ser palavra pertencente à Língua Portuguesa, mas deveria ser grafado entre aspas, estando, portanto, incorreto → INCORRETO. O destaque em itálico dispensa o uso das aspas.
(F) Nas linhas 40 e 41, por tratar-se de algo acerca do qual a autora não tem certeza, poder-se-ia terminar o período com ponto de interrogação sem prejuízo da correção gramatical do período → INCORRETO. Na frase mencionada não caberia a colocação de um ponto de interrogação, já que o interlocutor não tem a intenção de questionar e sim de expressar suas expectativas.
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
A pontuação é terreno escarpado e facilmente conduz à queda. Para evitá-la, deve-se caminhar sobre ele com comedimento. Em cada item, é tratado um sinal de pontuação, respectivamente: travessão, aspas e interrogação. Avaliemos item a item:
(V) As vírgulas da linha 03 e 04 (primeira ocorrência) poderiam ser substituídas por duplo travessão sem prejuízo da correção gramatical do período.
Verdeiro. As vírgulas e os travessões, em certas circunstâncias, são intercambiáveis, podendo-se usar um no lugar do outro;
(F) Na linha 20, o termo estrangeiro Desperate Housewives está grafado em itálico por não ser palavra pertencente à Língua Portuguesa, mas deveria ser grafado entre aspas, estando, portanto, incorreto.
Falso. Tanto o itálico quanto as aspas podem desempenhar esse papel de destaque a termo estrangeiro. Dispensa-se um quando usado outro. O uso concomitante, pois, é prescindível;
(F) Nas linhas 40 e 41, por tratar-se de algo acerca do qual a autora não tem certeza, poder-se-ia terminar o período com ponto de interrogação sem prejuízo da correção gramatical do período.
Falso. Haveria lesão ao sentido do texto. Além disso, apresenta-se uma expectativa e, à frente, uma sentença se esta for frustrada: "Espero que ele não faça a série por um motivo que espalhe muitas sementes por aí, senão, ele é completamente maluco". Inexiste justificativa para o ponto de interrogação.
Letra C
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo