Em uma aplicação de absorção gasosa em uma coluna de recheio...
Esses parâmetros são tais que:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Consegui responder essa questão analisando o link abaixo:
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3137/tde-18082014-114022/publico/Diss_LilianMello.pdf
É possível responder a questão observando as páginas 27 e 28 da referida tese e fazer a análise afirmativa por afirmativa. Por meio de tal análise chegamos à resposta que é a letra D.
Sou fraca nessa parte de absorção, então tentando raciocinar de forma gráfica pelo McCabe e adicionar os conceitos da definição de NTU, pensei assim:
- Quanto maior o NTU, maior o número de pratos e o maior numero de pratos ocorrerá quando houver o estrangulamento, ou seja, quando a linha de operação da absorção interceptar a linha do equilíbrio.
- Daí, da definição do NUT , dada pela razão da alteração da composição do vapor (yb-ya) sob a força motriz média (y-y*), tem-se que o yb no equilíbrio será o valor para termos a maior quantidade de pratos teóricos.
Caso encontrem algum erro, me avisem, por favor.
Olhando a letra A:
O HTU
HTU=1/KG*a
Onde:
- KG = coeficiente global de transferência de massa na fase gasosa,
- a = área interfacial de contato por unidade de volume.
Como podemos ver na equação, o HTU é inversamente proporcional ao coeficiente global de transferência de massa.
Olhando a letra B:
O termo "área de empacotamento por volume" pode ser interpretado como a área interfacial de contato a. Da equação acima tem-se que é inversamente proporcional à área interfacial.
Penso assim: se tivermos mais área de contato, não vai ser preciso uma coluna tão alta pra absorção ser mais eficiente.
Analisando letra C:
O comportamento da HTU em relação à vazão do gás não é uma relação direta. O que acontece é que, em certas condições, aumentar a vazão do gás pode aumentar a resistência à transferência de massa e, consequentemente, aumentar o HTU (piorar a eficiência).
Avaliando agora a letra D e E:
O NTU (Número de Unidades de Transferência) é o número de unidades de transferência necessárias para que a absorção ocorra até um certo grau. Se a concentração do gás na saída estiver próxima do equilíbrio, significa que a absorção foi mais eficiente e ocorreu em várias etapas dentro da coluna. Como resultado, o NTU aumenta porque é necessário um maior número de unidades de transferência para atingir o equilíbrio.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo