Considerando as regras de acentuação gráfica em Língua Portu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1274412 Português

(Clarice Niskier – Revista da Cultura – Disponível em www.livrariacultura.com.br – adaptação)

Considerando as regras de acentuação gráfica em Língua Portuguesa de palavras retiradas do texto, assinale a alternativa na qual a supressão do acento gráfico NÃO originaria palavra existente em Língua Portuguesa e/ou pertencente à classe gramatical diferente daquela da palavra que a originou.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

✅ Gabarito: D

Queremos uma palavra que NÃO SEJA pertencente à classe gramatical diferente daquela da palavra que a originou.

A) notícia → CORRETO. Substantivo - após a supressão do acento, temos a forma verbal noticia (conjugada na terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo "noticiar"), sendo, portanto, de classe gramatical diferente daquela do vocábulo que a originou.

B) série → CORRETO.  Substantivo - após a supressão do acento, temos a forma verbal serie (conjugada na terceira pessoa do singular do presente do subjuntivo do verbo "seriar"), sendo, portanto, de classe gramatical diferente daquela do vocábulo que a originou.

C) negócio → CORRETO. Substantivo - após a supressão do acento, temos a forma verbal negocio (conjugada na primeira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo "negociar"), sendo, portanto, de classe gramatical diferente daquela do vocábulo que a originou.

D) saí → INCORRETO. Verbo (conjugado na primeira pessoa do singular do pretérito perfeito) - após a supressão do acento, temos a forma verbal sai (conjugada na terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo "sair"), sendo, portanto, de classe gramatical idêntica àquela do vocábulo que a originou (=TEMOS AQUILO QUE A QUESTÃO PEDIU EM SEU ENUNCIADO).

E) experiências → CORRETO. Substantivo - após a supressão do acento, temos a forma verbal experiencias (conjugada na segunda pessoa do singular do presente do indicativo do verbo "experienciar"), sendo, portanto, de classe gramatical diferente daquela do vocábulo que a originou

➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

Que questão mal formulada. Horrível.

Que questão horripilante , nossa senhora!

Reescrevendo o enunciado em termos distintos e cristalinos: deve-se marcar a alternativa em que a supressão do acento grave da palavra não acarrete mudança da classe gramatical dela ou não a torne inexistente na língua portuguesa. Vejamos:

a) notícia.

Incorreto. Com acento, trata-se de um substantivo. Se suprimido, haverá uma forma verbal do verbo "noticiar". Logo, há mudança de classe gramatical;

b) série.

Incorreto. Se abolido o acento, a palavra deixa de existir na língua portuguesa;

c) negócio.

Incorreto. Com acento, trata-se de um substantivo. Se suprimido, haverá uma forma verbal do verbo "negociar". Logo, há mudança de classe gramatical;

d) saí.

Correto. Com ou sem acento, a palavra permanece sendo uma forma verbal, apenas se alterará a pessoa: "saí", com acento, corresponde à primeira pessoa do pretérito perfeito do indicativo (eu saí); por seu turno, "sai", sem acento, corresponde à terceira pessoa do presente do indicativo (ele sai) ou à segunda pessoa do imperativo (sai tu);

e) experiências.

Incorreto. Com acento, trata-se de um substantivo. Se suprimido, haverá uma forma verbal do verbo "experienciar". Logo, há mudança de classe gramatical.

Letra D

eta lasqueira .

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo