Falecendo alguém sem deixar testamento nem herdeiro legítimo...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Da Herança Jacente
Art. 1.819. Falecendo alguém sem deixar testamento nem herdeiro legítimo notoriamente conhecido, os bens da herança, depois de arrecadados, ficarão sob a guarda e administração de um curador, até a sua entrega ao sucessor devidamente habilitado ou à declaração de sua vacância.
Conforme ensinamentos do autor Carlos Roberto Gonçalves, diz-se que a herança é jacente quando a sucessão se abre e não há conhecimento da existência de algum herdeiro, não tendo o de cujus deixado testamento. (Direito das Sucessões - Sinopses Jurídicas - 13ª ed. Vol. 4, página 46).
Ausente Refere-se a denominação dada a pessoa natural que em decorrência da não possibilidade de determinação de sua morte, esta é presumida e se inicia o processo de transferência de patrimonio.
Vacante A herança jacente passa a ser herança vacante depois de iniciado o processo de tranferência e praticadas todas as diligências necessárias e exigidas em Lei, ainda não houver aparecido interessados. Isto acontece no prazo de um ano depois de publicado o primeiro edital. (art. 1820, CC)
Jacente Resposta correta, é aquela onde os herdeiros ainda não são conhecidos.
de domínio público Estudiosos sobre o assunto entendem que domínio público pode significar o poder que o Estado exerce sobre os bens próprios e alheios e a posição e condições desses bens, no caso da questão acima ainda não é o caso pois o processo de transferência de patrimônio ainda não foi concluido
coisa abandonada Entendo que com relação a resposta está em linha com o item anterior, ou seja não se aplica no momento da questão. Coisa abandonada e a coisa sobre a qual o proprietário, ou possuidor, renuncia a sua propriedade, com ânimo de não mais a possuir.
Assim, nesse momento de expectativa da existência e habilitação de herdeiros, a herança é denominada de ‘jacente'. Porém, um ano após a conclusão do inventário, em não aparecendo herdeiros e esgotadas as diligências, a herança será declarada ‘vacante'. Decorridos cinco anos da abertura da sucessão, a herança vacante reverterá ao domínio do Poder Público.
Gabarito letra C
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo