No que se refere à psicologia da saúde, à atuação do psicólo...
No que se refere à psicologia da saúde, à atuação do psicólogo na equipe de cuidados básicos à saúde e à intervenção psicológica em problemas específicos, julgue o item que se segue.
A intervenção breve não é uma estratégia recomendada para
tratamento e prevenção secundária da dependência do álcool.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alguém sabe onde está o erro da questão?
No gabarito comentado logo acima, a monitora do QConcursos colocou como alternativa correta "E - errado". Portanto, o gabarito está incorreto.
A intervenção breve é, na verdade, uma estratégia amplamente reconhecida e recomendada para o tratamento e prevenção secundária da dependência do álcool.
- Identificação Precoce: A intervenção breve é projetada para identificar e tratar problemas relacionados ao uso do álcool em estágios iniciais, antes que se desenvolvam em dependência mais grave. Isso é crucial para prevenir a progressão da doença.
- Redução de Riscos: Ela visa reduzir comportamentos de risco associados ao uso do álcool, promovendo mudanças no estilo de vida e na forma de consumo.
- Efetividade: Estudos demonstram que a intervenção breve pode ser eficaz na redução do consumo de álcool e na prevenção de problemas relacionados ao álcool, quando realizada de forma adequada. É uma abordagem prática e baseada em evidências.
- Acessibilidade: Pode ser implementada por profissionais de saúde em vários contextos, como clínicas gerais e consultas médicas, sem a necessidade de uma estrutura intensiva.
Mas o cespe manteve o gabarito C.
eu procurando uma resposta para essa questão:
Analisando os artigos desta revisão, contatou-se que a intervenção breve foi eficaz e reduziu significativamente os episódios de bebedeira, obtendo resultados eficazes com apenas uma sessão de IB(11,28). Em apenas três artigos da amostra a IB não foi efetiva: os pacientes com comorbidades não foram beneficiados com a técnica(20); autores obtiveram melhores resultados de tratamento quando empregaram o aconselhamento padrão, ou seja, a prática de IB não surtiu efeitos superiores à estratégia já empregada; a IB não foi eficaz porque os pacientes já estavam internados, e, consequentemente, abstinentes de álcool(25). MAS NADA EXPLICA;
Talvez o erro esteja na palavra tratamento da dependência, porque a intervenção breve talvez funcione na prevenção secundária, que é quando o transtorno está no início, mas realmente não parece haver erro
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo