O princípio fundamental previsto pelo Sistema Único de Saúd...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A - universalidade.
O Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil é guiado por princípios fundamentais que visam garantir o acesso à saúde para todos os cidadãos brasileiros. A questão em foco aborda o princípio que assegura a todos o direito à saúde, que é a universalidade.
Universalidade significa que todos os indivíduos, sem qualquer tipo de discriminação, têm direito a acessar os serviços de saúde. Este princípio é um dos mais importantes do SUS, pois promove a ideia de que a saúde é um direito de todos e um dever do Estado.
Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
B - Integralidade: Este princípio refere-se à necessidade de serviços de saúde que atendam ao indivíduo de forma completa, considerando todos os seus aspectos físicos, mentais e sociais. Embora importante, não é o princípio que garante o direito à saúde para todos.
C - Equidade: A equidade busca oferecer mais a quem mais precisa, assegurando que as diferenças entre os indivíduos sejam respeitadas e que os serviços sejam adaptados às necessidades de cada um para promover justiça social. Apesar de fundamental, equidade não é sinônimo de garantir a saúde para todos, mas sim de oferecer assistência de acordo com as necessidades individuais.
D - Descentralização: Este princípio trata da gestão do SUS, buscando decisões mais próximas das realidades locais, facilitando a administração e o atendimento nas diversas regiões do país. A descentralização não é diretamente relacionada ao direito universal à saúde.
Espero que esta explicação tenha ajudado a esclarecer o tema e a importância de cada princípio dentro do SUS. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Universalidade - atender a todos por meio de sua estrutura e serviços, sem distinções ou restrições, oferecendo toda a atenção necessária, sem qualquer custo.
Equidade - pessoas a serem atendidas de acordo com as suas necessidades de saúde, sem privilégios ou preconceitos. Avaliar as diferenças individuais de cada um.
Integralidade - preconiza a garantia ao usuário de uma atenção que abrange as ações de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação, com garantia de acesso a todos os níveis de atenção do Sistema de Saúde. A integralidade também pressupõe a atenção focada no indivíduo, na família e na comunidade (inserção social) e não num recorte de ações programáticas ou doenças.
GAB.A
Universalidade - atender a todos por meio de sua estrutura e serviços, sem distinções ou restrições, oferecendo toda a atenção necessária, sem qualquer custo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo