Em relação à gestão da qualidade, julgue o item seguinte.O p...
Em relação à gestão da qualidade, julgue o item seguinte.
O pensamento sistêmico, um fundamento da excelência da
qualidade, se refere à flexibilidade e à capacidade de mudança
das organizações, em tempo hábil, para novas demandas das
partes interessadas e alterações no ambiente.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (28)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito Errado. O Cespe foi bem literal quanto ao conceito cobrado.
Os fundamentos de excelência, segundo o Caderno FNQ (2011), são os seguintes:
• Pensamento sistêmico. Entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização, bem como entre a organização e o ambiente externo.
• Aprendizado organizacional. Busca o alcance de um novo patamar de conhecimento para a organização por meio de percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de experiências.
• Cultura de inovação. Promoção de um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias que possam gerar um diferencial competitivo para a organização.
• Liderança e constância de propósitos. Atuação de forma aberta, democrática, inspiradora e motivadora das pessoas, visando ao desenvolvimento da cultura da excelência, à promoção de relações de qualidade e à proteção dos interesses das partes interessadas.
• Orientação por processos e informações. Compreensão e segmentação do conjunto das atividades e processos da organização que agreguem valor para as partes interessadas, sendo que a tomada de decisões e execução de ações deve ter como base a medição e análise do desempenho, levando-se em consideração as informações disponíveis, além de incluir os riscos identificados.
• Visão de futuro. Compreensão dos fatores que afetam a organização, seu ecossistema e o ambiente externo no curto e no longo prazos, visando à sua perenização.
• Geração de valor. Alcance de resultados consistentes, assegurando a perenidade da organização pelo aumento de valores tangível e intangível, de forma sustentada para todas as partes interessadas.
• Valorização das pessoas. Estabelecimento de relações com as pessoas, criando condições para que elas se realizem profissional e humanamente, maximizando seu desempenho por meio de comprometimento, desenvolvimento de competências e espaço para empreender.
• Conhecimento sobre o cliente e o mercado. Conhecimento e entendimento do cliente e do mercado, visando à criação de valor de forma sustentada para o cliente e, consequentemente, gerando mais competitividade nos mercados.
Isso aí está mais para contigencial.
Se alguém puder explicar mellhor.. ainda nao entendi...
Charlisom Marques,
É procurar o erro. acredito que é o fato de que "flexibilidade e à capacidade de mudança das organizações" não tem a ver com pensamento sistêmico.
Tá mais para resiliência ou contigência, com menciona Fabiana.
hmmm... eu to achando estranho porque ter um pensamento sistêmico é ter um pensamento ligado para o todo, assim como a contigência. Mas claro que a contigência faz mais sentido, já que algo ser contigencial significa que tudo é relativo e nada é absoluto... =/ continuo com dúvidas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo