No exercício de 2016, uma escola pública do DF recebeu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q768722 Administração Financeira e Orçamentária

No exercício de 2016, uma escola pública do DF recebeu dotação orçamentária para a execução do programa de merenda escolar. A dotação previa dispêndio com despesas correntes para a aquisição de gêneros alimentícios necessários à elaboração das refeições a serem servidas aos alunos daquela escola. A SEE/DF providenciou licitação para a escolha da empresa que irá fornecer os gêneros.

Com referência a essa situação hipotética, julgue o item subsequente.

A primeira providência que o executor de despesas terá de tomar será solicitar ao setor financeiro o empenho estimativo considerando o total da despesa com gêneros necessária a abastecer a escola com merenda durante o ano letivo.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Lida a questão, vamos para a resolução.

De acordo com o MCASP 8ª edição, a etapa do planejamento abrange o processo de licitação e contratação. Já a etapa de execução da despesa orçamentária se dá em três estágios, na forma prevista na Lei 4.320/64: empenho, liquidação e pagamento.

A questão nos informou que “A SEE/DF providenciou licitação para a escolha da empresa que irá fornecer os gêneros" alimentícios. Portanto, a próxima etapa é a execução. E o primeiro estágio da execução é o empenho.

Sendo assim, a primeira providência que o executor da despesa terá de tomar será solicitar ao setor financeiro o empenho.

Mas que tipo de empenho?

Novamente de acordo com o MCASP 8ª edição, os empenhos podem ser classificados em:

• Ordinário: é o tipo de empenho utilizado para as despesas de valor fixo e previamente determinado, cujo pagamento deva ocorrer de uma só vez;

• Estimativo: é o tipo de empenho utilizado para as despesas cujo montante não se pode determinar previamente, tais como serviços de fornecimento de água e energia elétrica, aquisição de combustíveis e lubrificantes e outros; e

• Global: é o tipo de empenho utilizado para despesas contratuais ou outras de valor determinado , sujeitas a parcelamento, como, por exemplo, os compromissos decorrentes de aluguéis.

Coloque-se na situação do executor de despesas de uma escola pública do DF, que recebeu uma dotação gêneros alimentícios necessários à elaboração das refeições a serem servidas aos alunos daquela escola.

Você consegue me dizer, já no início do ano, quanto exatamente você vai consumir dessa dotação? Quantos quilos de arroz você vai comprar e a qual preço? Quantos quilos de macarrão, de feijão, de proteína, de fruta e de legumes?

Consegue dizer? Acho difícil...

Outra coisa: você vai fazer toda essa aquisição de uma vez só, considerando que a aquisição de vários produtos perecíveis (frutas, verduras e legumes) é necessária?

Certamente não.

E você considerou a variação de preço de todos esses produtos? Porque isso vai afetar o valor dispendido para aquisição desses gêneros alimentícios.

E nesse cálculo, você considerou o número de alunos que estão matriculados em relação ao ano letivo anterior? Consegue prever a taxa de absenteísmo? E a quantidade de feriados durante o ano letivo? O cardápio da escola sofreu alterações em relação ao ano anterior? E quanto de comida será perdida por motivos diversos: frutas que amadureceram, produtos que saíram da validade, desastres naturais (enchentes, por exemplo), etc.

Percebe como é praticamente impossível determinar previamente o montante dos gêneros alimentícios que serão necessários para abastecer a escola?

Percebe como é impraticável realizar somente uma aquisição de valor fixo e cujo pagamento deva ocorrer de uma só vez?

Mas a dotação deve ser empenhada para que a despesa comece a ser executada. Os alunos precisam comer!

A solução, portanto, é realizar um empenho estimativo, pois esse é o tipo de empenho utilizado para as despesas cujo montante não se pode determinar previamente (que é o caso da questão).

Portanto, de fato, a primeira providência que ele terá de tomar será solicitar ao setor financeiro o empenho estimativo. A questão está correta!

Agora, eu vi comentários de colegas alegando que a questão estaria errada, porque a SEE/DF providenciou a licitação, por isso o valor seria conhecido (determinado) e o empenho deveria ser do tipo global. Essa linha de pensamento não merece ser acolhida, pois a questão já trata da de execução da despesa, etapa posterior à de planejamento, a qual abrange o processo de licitação e contratação. Ademais, e aqui já partimos para o campo das assunções (motivo pelo qual o argumento mais forte é o anterior), a contratação pode muito ter se dado por meio do Sistema de Registro de Preços (SRP). De acordo com o mestre Erick Alves, em seu curso de Direito Administrativo, “o SRP nada mais é que um conjunto de procedimentos para a formação de um “banco de dados" de preços e fornecedores, que fica registrado numa ata, denominada Ata de Registro de Preços (ARP), com característica de compromisso para futura contratação. Assim, quando a Administração desejar contratar determinado bem ou serviço registrado em SRP, não precisa fazer uma nova licitação; basta apenas acionar o fornecedor cadastrado na ata, que será então obrigado a fornecedor o bem ou executar o serviço nas condições e preços constantes do registro." Esse tipo de contratação, por meio de SRP, parece ser o mais adequado para a situação proposta. No SRP a Administração não conhece previamente o valor a ser contratado. Ela simplesmente registra o fornecedor na ata e pode contratar à medida que for necessário.


Gabarito do professor: CERTO.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito CERTO

Os empenhos podem ser classificados em:
a. Ordinário: é o tipo de empenho utilizado para as despesas de valor fixo e previamente determinado, cujo pagamento deva ocorrer de uma só vez;
b. Estimativo: é o tipo de empenho utilizado para as despesas cujo montante não se pode determinar previamente, tais como serviços de fornecimento de água e energia elétrica, aquisição de combustíveis e lubrificantes e outros; e
c. Global: é o tipo de empenho utilizado para despesas contratuais ou outras de valor determinado, sujeitas a parcelamento, como, por exemplo, os compromissos decorrentes de aluguéis.

bons estudos

Etapas da Despesa Pública: fixação - empenho - liquidação - pagamento.

Gabarito certo.

Acertei a questão pois imaginei assim: A despesa com merenda escolar não pode ser determinada sem uma estimativa antes, uma vez que o gasto c/ alimentos dependerá da quantidade de alunos da escola, por exemplo. Por isso, empenho por estimativa.

Comentário opinativo.

Assertiva CORRETA. 

 

Primeiramente pode-se achar que o empenho deva ser global ou ordinário (montante conhecido). Entretanto, como a questão omite se há um valor ou quantia de alimentos certa, abre-se uma possibilidade de interpretar como sendo estimativo (por isso errei a questão, achei que devesse ser valor certo). 

ESTÁGIOS DA DESPESA

FELPA

Fixação

Empenho

Liquidação

PAgamento

 

"sem dor não tem ganho"

 

CORAGEM CONCURFRIENDS

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo