Em relação à economia e à sociedade da América portuguesa, j...
Em relação à economia e à sociedade da América portuguesa, julgue (C ou E) o item a seguir.
Apesar de a escravidão indígena ter sido proibida pela legislação portuguesa, comunidades indígenas foram escravizadas pelos colonizadores com base nas exceções da lei, a exemplo do ocorrido durante as chamadas guerras justas.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A regra da legislação portuguesa, influenciada pela Igreja e jesuítas, era a NÃO ESCRAVIZAÇÃO dos indígenas. O objetivo principal estava pautada na conversão dos povos originários e sua proteção. Entretanto, a lei admitia exceções, nas quais foram intituladas "GUERRA JUSTA". Assim, diante de uma RESISTÊNCIA INDÍGENA À COLONIZAÇÃO, seria possível puní-los e controlá-los para servirem de exemplo aos demais e legitimar a supremacia portuguesa no território brasileiro.
- A Coroa Portuguesa autorizava a escravidão indígena apenas por meio da guerra justa.
- Para decretar uma guerra justa, os colonos precisavam provar que os índios eram bravios, não aceitavam a catequização, atacavam os colonos e eram antropófagos.
- A guerra justa foi o mecanismo mais utilizado para obter mão de obra indígena.
A escravidão indígena foi proibida definitivamente por ordem do Marquês do Pombal, por meio de uma lei de 6 de junho de 1755, válida para o Estado do Grão-Pará e Maranhão.
A escravidão indígena foi progressivamente abandonada e substituída pela escravidão africana. Entre os motivos para essa mudança estão:
- A pressão do Papado em defesa dos índios contra os colonos
- A campanha dos jesuítas em favor dos índios
HOPE! SERTÃO!!!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo