A Instrução Normativa CTNBio nº 7, de junho de 1997, aprese...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2011 Banca: COPEVE-UFAL Órgão: UFAL Prova: COPEVE-UFAL - 2011 - UFAL - Biólogo |
Q86617 Biomedicina - Análises Clínicas
A Instrução Normativa CTNBio nº 7, de junho de 1997, apresenta a classificação de agentes etiológicos humanos e animais com base no risco apresentado. Sobre as classes de risco, é correto afirmar:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A Instrução Normativa CTNBio nº 7, de junho de 1997 dispõe sobre as normas para o trabalho em contenção com organismos geneticamente modificados, os OGMs. Nessa instrução temos a classificação de risco dos OGMs divididas 4 classes de acordo com o potencial patogênico para o homem e outros animais. A Classe de risco 1 é aquela cujos organismos apresentam baixo risco individual e para a comunidade. A Classe 2 é aquela com risco individual moderado e risco limitado para a comunidade (patógenos que cause doença, mas que não consiste em sério risco, podendo ser facilmente controlada). A Classe 3, o risco individual é elevado e risco limitado para a comunidade (patógeno causador de doença grave, sendo perigoso para quem o manipula) e Classe 4, com elevado risco individual e elevado risco para a comunidade.


Letra C correta.


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

De acordo com o critério de patogenicidade o organismo receptor ou parental a ser utilizado no trabalho que originará o OGM será classificado com base no seu potencial patogênico para o homem e para os animais (ver Apêndice 2 destas Normas), em 4 classes de risco a saber:
(a) Classe de risco 1 - (baixo risco individual e baixo risco para a comunidade) - organismo que não cause doença ao homem ou animal.
(b) Classe de risco 2 - (risco individual moderado e risco limitado para a comunidade) - patógeno que cause doença ao homem ou aos animais, mas que não consiste em sério risco, a quem o manipula em condições de contenção, à comunidade, aos seres vivos e ao meio ambiente. As exposições laboratoriais podem causar infecção, mas a existência de medidas eficazes de tratamento e prevenção limitam o risco, sendo o risco de disseminação bastante limitado.
(c) Classe de risco 3 - (elevado risco individual e risco limitado para a comunidade) - patógeno que geralmente causa doenças graves ao homem ou aos animais e pode representar um sério risco a quem o manipula. Pode representar um risco se disseminado na comunidade, mas usualmente existem medidas de tratamento e de prevenção.
(d) Classe de risco 4 - (elevado risco individual e elevado risco para a comunidade) - patógeno que representa grande ameaça para o ser humano e para aos animais, representando grande risco a quem o manipula e tendo grande poder de transmissibilidade de um indivíduo a outro. Normalmente não existem medidas preventivas e de tratamento para esses agentes. (http://www.ctnbio.gov.br/index.php?action=/content/view&cod_objeto=135)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo