Em relação às duas primeiras décadas do século XX, bem como...
Os oficiais, sobretudo tenentes e capitães, que, nos anos 20 do século XX, inconformados com as práticas dos políticos da República Velha, forneceram apoio à ascensão de Getúlio Vargas eram uniformemente alinhados com um liberalismo radical, cujos valores centrais consistiam no voto direto, no sufrágio universal e no Estado mínimo.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Os oficiais do movimento tenentista, que apoiaram Getúlio Vargas em 1930, não defendiam um liberalismo radical. Os tenentes eram críticos das oligarquias da República Velha e buscavam mudanças como o fim das fraudes eleitorais e o voto secreto, mas defendiam um governo centralizado e interventor, o oposto do Estado mínimo. Seu foco era fortalecer o Estado para promover reformas sociais e políticas, acreditando que Vargas representava esse projeto de modernização e ruptura com as práticas tradicionais da Primeira República.
Gabarito - ERRADO
Indicação Bibliográfica:
Nunes, Julio Cesar Alves Pereira. "A gênese do movimento tenentista e o “primeiro 5 de julho”." 30 Simpósio Nacional de História (2019).
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab ERRADO
Os oficiais, sobretudo tenentes e capitães, que nos anos 1920 estavam inconformados com as práticas dos políticos da República Velha e que forneceram apoio à ascensão de Getúlio Vargas, não eram uniformemente alinhados com um liberalismo radical. Pelo contrário, o movimento tenentista apresentava características que divergiam significativamente dos princípios do liberalismo radical, especialmente no que diz respeito ao voto direto, ao sufrágio universal e ao Estado mínimo.
Os oficiais do exército brasileiro, principalmente tenentes e capitães, que se revoltaram contra a política da Primeira República nos anos 1920, lideraram o movimento conhecido como tenentismo.
O tenentismo foi um movimento político e militar que se manifestou por meio de armas, expressando o descontentamento dos oficiais com o tratamento das oligarquias às Forças Armadas. Os oficiais estavam insatisfeitos com o sistema político brasileiro, principalmente com as práticas do jogo político imposto pelas oligarquias.
O movimento tenentista foi motivado por vários fatores, entre os quais se destacam:
- Descontentamento com a corrupção e a falta de democracia na política brasileira
- Inconformidade das classes médias urbanas com o conservadorismo e os desmandos da cultura política do país
- Defesa de reformas políticas, como o voto secreto, mudanças no ensino público e moralização da política
- Defesa de uma república autoritária que promovesse as mudanças necessárias
- Retomada do poder político pelos militares
O movimento tenentista ganhou força entre militares de média e baixa patente nos últimos anos da República Velha. A primeira revolta do movimento tenentista foi a Revolta dos 18 do Forte de Copacabana, que aconteceu em 2 de julho de 1922, no Rio de Janeiro.
SERTÃO!!!
Muito simples: eles queriam um estado centralizador e autoritário e não um estado mínimo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo